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Com as restrições impostas pelo Covid-19, o interesse por formas alternativas de aprendizado como o uso de jogos e aplicativos gamificados têm aumentado nos últimos anos. Apesar deste aumento na popularidade, criar jogos com fins educacionais (também conhecidos como jogos sérios) ou mesmo traçar atividades pedagógicas usando jogos apresenta diversos desafios, como a integração de diversos perfis de profissionais (educadores, psicólogos, designers).

Esses desafios vão além somente da prática de jogos, e também estão presentes em pesquisas envolvendo o tema, uma vez que é necessário agregar conhecimentos em Psicologia, Design, Pedagogia, Arte e muitas outras áreas para efetivamente realizar estudos sólidos na área.

Pensando nisso, o Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital (SBGAMES 1), o maior evento acadêmico de jogos na América Latina, propôs um fórum de estudos onde pesquisadores devem apresentar os maiores desafios para a pesquisa em jogos no Brasil da próxima década (2020-2030), denominado de GranDGamesBR 2 . Nele, pesquisadores submeteram seus trabalhos e foram avaliados por pelo menos 8 especialistas e acadêmicos de jogos, que validaram a importância do desafio proposto. E temos a alegria de anunciar que o LIAG contribuiu para esse fórum, tendo publicado um dos grandes desafios a serem resolvidos por pesquisadores e profissionais da indústria de jogos sérios na próxima década.

O trabalho foi proposto pelos pesquisadores Gabriel Coutinho Natucci, estudante de doutorado do LIAG, e pelo Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges, coordenador do LIAG. Os desafios apresentados se relacionam com a pesquisa de doutorado de Gabriel, que busca desenvolver formas mais eficientes e mais simples de desenvolver jogos de impacto, sejam eles educacionais ou não. Para conferir o trabalho na íntegra, basta acessar o artigo nos anais do SBGames de 2021, com o título “Balancing Pedagogy, Emotions and Game Design in Serious Game Development”, disponibilizado no link: https://www.sbgames.org/proceedings2021/WorkshopGranDGamesBR/217078.pdf

É possível também conferir a discussão e sinergia entre os desafios propostos no Youtube, incluindo uma apresentação completa do artigo, através do link: https://youtu.be/205qpk58yNM

Referências
SBGames – https://www.sbgames.org/
Artigo Balancing Pedagogy, Emotions and Game Design in Serious Game Development (Gabriel C.
Natucci, Marcos A. F. Borges) –
https://www.sbgames.org/proceedings2021/WorkshopGranDGamesBR/217078.pdf
Apresentação do artigo e discussão no Simpósio GranDGamesBR – https://youtu.be/205qpk58yNM