Processo de Software para Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais na Academia (PDJEA)
Introdução
O desenvolvimento de jogos é uma tarefa complexa que envole várias tarefas, como artes, sons, programação, inteligência artificial, etc.
Quando se trata de jogos com a finalidade educacional (jogos educacionais) essa complexidade se torna maior, devido aos fatores educacionais que devem ser considerados.
Quando o desenvolvimento é realizado dentro da academia é preciso lidar também com baixa disponibilidade e alta rotatividade dos participantes envolvidos na produção dos jogos.
Toda essa complexidade traz à tona problemas como: falta de planejamento do jogo em relação ao público-alvo, falta de documentação de requisitos, falta de documento relacionando os requisitos atendidos e não atendidos, não atendimento aos requisitos dos interessados, falta de especificação sobre o funcionamento do jogo, falta de documentação básica com relação a software, bibliotecas e ambiente de desenvolvimentos usados, rotatividade de recurso humano, disponibilidade de horas e abandono de projetos.
Devido a esses problemas, alguns projetos resultam em jogos que não são motivadores para o público-alvo. Para a continuidade dos projetos, é necessário maior tempo para compreensão do trabalho que foi realizado pelo projeto anterior, ou, até mesmo, o abandono de código fonte anterior, devido aos integrantes da equipe de desenvolvimento não conseguirem configurar o ambiente de desenvolvimento ou compilar o jogo para continuar o projeto de melhoria do jogo.
Os processos de software definem um conjunto de atividades, ações e tarefas que visam resolver os problemas encontrados durante o desenvolvimento de um software, além de oferecer organização e controle, com objetivo de gerar resultados de qualidades dentro do cronograma e orçamento.
Objetivo
Este trabalho propõe um processo de software iterativo e incremental para o desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais na academia denominado PDJEA.
O PDJEA visa contribuir para o desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais na academia, fornecendo um processo padronizado e documentado que objetiva minimizar os problemas relatados no desenvolvimento de jogos educacionais.
Equipe
Autor: William Fontanin Rodrigues (Mestre em Tecnologia na área de Sistemas de Informação e Comunicação pelo programa de pós-graduação da Faculdade de Tecnologia da Unicamp).
Ingresso: 1ºs/2019 Defesa 27/02/2020.
Contato:
E-mail rodrigueswilliamf@gmail.com
Colaboração: integrantes do LIAG (realização dos estudos de casos produzindo jogos eletrônicos educacionais).
REFERÊNCIAS
RODRIGUES, William Fontanin. Processo de software para desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais na academia (PDJEA). 2020. 1 recurso online (225 p.) Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/343662>.