Dissertação de mestrado defendida em 2014
CANTANHEDE, Marco André Dias. Lean thinking em desenvolvimento de software: estudo e aplicação de ferramenta para avaliação do lean em software. 2014. 142 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.
O lean revolucionou a indústria automobilística propondo novas possibilidades de aumento de produtividade, novas relações entre os trabalhadores e novas relações entre as empresas. O lean se expandiu para além das fronteiras da produção automobilística, chegando em outros ramos de produção incluindo a área de serviços. Essa expansão para várias áreas de aplicação foi denominada lean thinking (pensamento enxuto).
A área de tecnologia da informação (TI) passa também pelas transformações e desafios de outras indústrias. Este conjunto de desafios faz com que a indústria de TI busque alternativas para lidar com a complexidade das relações comerciais, com os desafios trazidos pelos clientes, a mudança e renovação constante da tecnologia, os altos custos com mão-de-obra, a necessidade de investimentos, entre outros.
O lean thinking tem sido utilizado como uma maneira de diferenciação na indústria de TI e como uma importante alternativa para melhora na performance do negócio (satisfação dos clientes, baixo número de retrabalho, retenção das pessoas e custos adequados).
Lean IT é o termo utilizado para o lean thinking em TI. Uma das áreas de aplicação do lean em TI é a área de desenvolvimento de software, área essa, que enfrenta os desafios de entregar produtos com qualidade, de forma rápida, com a visão do cliente e com a necessidade de constantes ajustes (mudanças).
O lean thinking é uma filosofia de trabalho e gestão que traz vários desafios na implementação e adoção em qualquer área de negócio, não sendo diferente em TI, nesse sentido, é de grande valia a possibilidade da existência que ferramentas e métodos de avaliação do nível de implementação e aderência com os pilares do lean, para que a empresa (ou instituição) possa elaborar planos de ação e ir avançando na adoção do lean thinking, bem como, nos resultados esperados.
Esse estudo propõe:
- Revisão histórica e bibliográfica do Lean Thinking e do Lean Software Development (LSD).
- Estudar e aplicar uma Ferramenta de Avaliação do Nível de Lean adaptado para a área de software, avaliando a sua efetividade e aplicabilidade.
- Contribuir para o conjunto de conhecimento do lean em desenvolvimento de software e para a evolução da ferramenta estudada.
Marco André Dias Cantanhede
Mini-CV: Duas décadas trabalhando em TI com projetos variados, desde implementação de ERPs, Data Centres, integração de empresas, desenvolvimentos web e eCommerce. Destaque para implementação de Lean nas áreas de serviço de suporte e desenvolvimento da IBM com excelentes resultados. Atualmente é gestor de TI para a América Latina em uma multinacional Inglesa, com resultados importantes utilização sistemática dos Lean Thinking dentro e fora de TI. Recentemente fez uma licenciatura em Filosofia por entender que a educação do pensamento é a base para implementação e gestão qualquer tecnologia.
Últimas Notícias
- Publicação internacional do professor Fernando Sambinelli com o Marcos Borges março 13, 2023
- Pesquisa do LIAG é apresentada no SBES’19 em Salvador setembro 30, 2019
- Doutorando do LIAG apresenta trabalho na CISTI’19 em Portugal agosto 14, 2019
- Pesquisa do Liag apresentada no México novembro 1, 2018
- Pesquisas em Lean IT e Métodos Ágeis apresentadas no X Workshop da Pós novembro 1, 2018