Aula 1 – Objetivos do curso e porque utilizar o GitHub

O objetivo desse curso é ensinar as noções básicas de lógica de programação e GitHub, de forma acessível a pessoas que não são da área, especialmente professores que precisem ensinar esses conceitos a alunos do ensino fundamental ou médio.

Para ensinar os conceitos de programação, após as explicações teóricas, aplicaremos tais conhecimentos através da ferramenta Portugol Studio. Tal plataforma foi desenvolvida para auxiliar o aprendizado de programação para falantes do idioma português e sua sintaxe é baseada em linguagens como C e PHP.

Passo a passo para download e instalação

Para utilizar o Portugol Studio, é possível baixar através do site:

http://lite.acad.univali.br/portugol/

O Portugol Studio conta com diversos recursos, dentre eles podemos citar:

Fonte: http://lite.acad.univali.br/portugol/

Para quem quer ensinar através do Portugol Studio, a ferramenta conta com:

Fonte: http://lite.acad.univali.br/portugol/

O que é o Git

Quanto ao Git, ele foi criado pelo engenheiro de software Linus Torvalds, como um sistema de controle de versões. A ideia é poder registrar uma versão do código e depois poder fazer melhorias e alterações à parte e testá-las, antes de comprometer a versão original.

Foto de https://leanpub.com/git-flow/read

A ideia é apelidar a versão principal de “Master” e ter a liberdade de criar ramificações a partir dela, para adicionar e testar novas funcionalidades e melhorias. No Git, essas versões são chamadas de “branchs” e podemos dar nomes a elas, se quisermos. Após adicionar uma nova funcionalidade e testá-la, é possível transformar esse novo código no código principal, criando uma nova versão do mesmo. Para isso, o Git utiliza a expressão “Merge”, que nada mais é do que mesclar as alterações com o código principal, transformando-os em um só e criando uma nova versão do código principal.

O GitHub, por sua vez, é um serviço online que permite armazenar código e utilizar as funcionalidades do Git de forma online, permitindo que esse código seja compartilhado de forma mais ágil, facilitando a programação em equipe e a divulgação de trabalhos.

Além de branch e merge, alguns comandos importantes do Git que iremos utilizar, são:

  • Init: que dá origem a um repositório novo, local ou remoto, ou reinicializa um repositório já existente;
  • Clone: este comando clona o código de um repositório para sua manipulação em outro ambiente;
  • Commit: este comando move os arquivos alterados para um repositório local;
  • Push: este comando envia arquivos de um repositório local para um repositório remoto. No GitHub, por exemplo;
  • Pull: ao contrário do push, este comando traz um arquivo do repositório remoto para o repositório local.

Na próxima aula, aprenderemos a criar uma conta no GitHub e a adicionar ao nosso GitHub códigos já existentes em nosso computador. Até lá!

Inscreva-se no Canal do ACT!

Bibliografia

http://lite.acad.univali.br/portugol/

https://kenzie.com.br/blog/o-que-e-git/#:~:text=Outro%20grande%20benef%C3%ADcio%20do%20GIT,o%20hist%C3%B3rico%20de%20seu%20trabalho.

https://leanpub.com/git-flow/read