PLATAFORMAS INTERATIVAS
plataforma_interativa

A tecnologia mudou completamente a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e aprendemos. Na verdade, o desafio de manter a educação e a inovação tecnológica em sincronia já é discutido há muito tempo e uma das soluções são as plataformas de ensino interativas. A utilização de recursos tecnológicos para ferramentas de educação já promoveu algumas mudanças neste quadro, e trouxe muitos benefícios para o processo de ensino em todo o mundo.

O que são as plataformas interativas de ensino?

As plataformas de ensino interativas são ferramentas que possuem recursos que proporcionam interação entre alunos e dispositivos multimídia, como tablets ou computadores. Os cursos colaborativos costumam ser mais dinâmicos, modernos e voltados para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. Portanto, essas ferramentas também podem promover a assimilação e absorção do conteúdo do trabalho em sala de aula.

Como são as aulas com as plataformas interativas de ensino?

As aulas costumam ser bastante envolventes. Afinal, a adição de recursos tecnológicos torna as apresentações mais dinâmicas e também mais interessantes para os estudantes. Nessas aulas, vídeos, áudios, animações, games, entre outros formatos de conteúdos são apresentados de modo interativo e muito mais imersivo, promovendo o interesse dos alunos. Além disso, muitas vezes, aceleram a compreensão dos materiais, já que levam em consideração vários perfis de aprendizagem.

Por que as plataformas interativas de ensino são importantes no contexto atual da educação?

Sabemos que atualmente a maioria dos alunos nasceram em um mundo repleto de tecnologia digital e, o mais importante, a Internet passou a fazer parte de suas vidas diárias. Os estilos de comunicação, trabalho e aprendizagem entre essas pessoas são bastante diferentes, mas em geral se interessam e participam de cursos dinâmicos e fluidos que utilizam recursos como internet, aplicativos e até jogos para ampliar suas possibilidades de aprendizagem. Essas novas formas de pensar, criar, gerar, comunicar, entrar em contato e aprender também exigem novas estratégias na educação. A plataforma de ensino interativa é muito adequada para as novas necessidades da educação por agregar diferenciais valiosos para atrair e reter alunos de instituições de ensino.

Quais são as principais vantagens das plataformas interativas de ensino?

• Recursos para uma aprendizagem melhor e mais consistente

Quando as pessoas possuem recursos visuais na ferramenta de aprendizagem, geralmente geram desempenhos melhores. Dessa forma, a plataforma de ensino interativa pode fornecer a um grande número de espectadores recursos importantes, como vídeos, criando assim melhores condições de aprendizagem para muitos alunos.

• Adaptar-se às necessidades dos alunos

Por meio de inteligência artificial (IA) e outros recursos, a plataforma de ensino interativa pode gerar relatórios personalizados e personalizados sobre o desenvolvimento de cada aluno. Como resultado, professores e administradores podem usar esses dados para otimizar o processo de aprendizagem de todos e acelerar seu desempenho acadêmico e velocidade de aprendizagem em sala de aula.

• Feedback contínuo e imediato

Com as plataformas interativas de ensino, é possível acessar dados sobre a performance dos alunos e fazer as correções necessárias. O acompanhamento sobre o desempenho dos estudantes é constante e contínuo, o que ajuda a potencializar o aprendizado.

• Incentivo à falta de concentração

Algumas aulas tradicionais podem ser pouco estimulantes pois funcionam como longas palestras, deixando o aluno na posição passiva de ouvinte. Essas aulas criam apatia, estimulam a evasão e prejudicam o aprendizado. Nesse sentido, as plataformas interativas de ensino fornecem estímulos para captar a atenção, bem como incentivar a concentração do aluno.

Em suma, podemos destacar as vantagens das plataformas interativas em 3 pontos principais:

• Aprender os conteúdos de modo personalizado e individualizado, conseguindo avançar na matéria conforme seu próprio ritmo e seu desenvolvimento;
    • Flexibilidade nos horários das aulas e estudos;
    • Maior autonomia para o aluno ser o protagonista de seu desenvolvimento na aprendizagem.