Programação e GitHub – Aula 2
aula 2 github

Lógica de programação e GitHub no ACT – Aula 2

Adicionar projeto existente ao GitHub + o que é Open Source

Após criar sua conta no GitHub, você tem a possibilidade de adicionar à sua conta GitHub projetos que você já fez, mas estão disponíveis apenas na sua máquina.

Inscreva-se no canal!

Algumas das vantagens de colocar seus projetos já existentes lá no GitHub são:

  1. A possibilidade de acessá-lo de qualquer lugar do mundo, apenas fazendo login em sua conta GitHub
  2. A possibilidade de compartilhar facilmente seu código com outros usuários GitHub, ou de forma aberta para qualquer pessoa na internet
  3. A facilidade para criar e gerenciar novas “branchs” para o projeto, tanto de sua autoria, quanto da autoria de outros usuários

Para mostrar como adicionar um projeto já existente vamos fazer isso adicionando à conta do ACT os projetos já existentes referentes aos cursos de HTML e Python.

Para quem não sabe, o ACT (ou Aprendizado, Criatividade e Tecnologia) é um projeto conduzido pelo LIAG para fomentar a Computação Criativa no Brasil, no objetivo de divulgar o pensamento computacional na educação para formação de educadores, crianças e jovens. Site: https://liag.ft.unicamp.br/act/.

Uma das características marcantes do GitHub é a sua contribuição para com a comunidade Open Source.

O que é Open Source?

Open Source é o termo que categoriza um código projetado para ser acessado abertamente pelo público com o objetivo de ser desenvolvido de forma colaborativa.

A ideia é que todos os membros da comunidade possam ver, modificar e distribuir o projeto de acordo com suas necessidades.

Essa ideia tem suas raízes já nas décadas de 1950 e 1960, onde os profissionais pioneiros das áreas de tecnologias de Internet e protocolos de rede de telecomunicação contavam com um ambiente de pesquisa colaborativo e aberto. “Na época, a rede Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), que é a base da Internet moderna, incentivava a revisão pelos colaboradores e o processo de feedback aberto. Os grupos de usuários compartilhavam os próprios códigos-fonte e desenvolviam com base neles. Já os fóruns facilitavam as discussões e estabeleciam padrões para a colaboração e comunicação abertas. Quando a Internet surgiu no começo dos anos 1990, sua base já tinha incorporado os valores da colaboração, revisão por pares, comunicação e transparência” (Fonte: Red Hat).

Muitos dos projetos open source existentes estão hospedados no GitHub, onde é possível acessar repositórios ou participar de projetos da comunidade. Dentre os projetos open source mais conhecidos podemos citar Linux®, Ansible e Kubernetes.

Na próxima aula começaremos a entender o que são algoritmos e qual a base para a lógica de programação. Até lá!

Bibliografia

https://www.redhat.com/pt-br/topics/open-source/what-is-open-source