Programação e GitHub – Aula 4
aula 4 github

Lógica de programação e GitHub no ACT – Aula 4

Contantes, variáveis e operadores

Na última aula, vimos o conceito de algoritmos, que são a base para estruturar a nossa comunicação com os computadores. Porém, diferentemente de nós, os computadores não entendem palavras, substantivos, verbos e frases. A única linguagem conhecida pelos computadores é a da matemática. Mas, calma, não será necessário entrar nos assuntos mais complexos da matemática ou ir à fundo em expressões e cálculos. A matemática que usaremos será básica, aquela mais voltada à lógica e operações básicas.

Inscreva-se no canal!

Para fazer com que o computador obedeça a nossos comandos, vamos precisar traduzir os nossos algoritmos para uma linguagem que ele entenda. Faremos isso através de uma linguagem de programação.

Para sermos precisos, o computador não entende nenhuma linguagem de programação. A única linguagem que ele entende é a linguagem de máquina. Por isso, todo o código escrito em qualquer linguagem de programação precisa ser traduzido para linguagem de máquina. A linguagem de máquina é também chamada de linguagem binária, porque ela só pode ser representada por dois valores: 0 ou 1. Esses dois valores estão associados aos circuitos do computador, que podem estar ligados (1) ou desligados (0).

Linguagens compiladas usam um compilador para produzir um código de máquina, baseado no código da linguagem de programação. É o código de máquina que é executado pelo computador. Linguagens interpretadas usam um interpreter para interpretar as instruções do programa e executá-las, sem que um código de máquina seja completamente gerado antes que o programa possa ser executado. Nos dois casos, há a geração do código de máquina. Geralmente, você não escolhe qual ferramenta usar (compilador ou interpreter). Isso depende da linguagem de programação.

Em nosso curso, aprenderemos a linguagem Portugol. Então, vamos começar a entender quais elementos compõem essa linguagem.

Um exemplo da estrutura básica de um programa no Portugol Studio, pode ser:

Variáveis

No caso de desejarmos apresentar dados ao computador, iremos utilizar as variáveis.

As variáveis correspondem a um espaço de memória reservado para armazenar um certo tipo de dado e elas contêm um nome para referenciar o seu conteúdo.

Por exemplo, declarando que utilizaremos uma variável do tipo “inteiro” e dando a ela o nome de i:

inteiro i

Agora, atribuindo a essa variável i o valor 1. Para fazer a atribuição de um valor utilizamos o símbolo =.

i = 1

Tipos de variáveis

O tipo de dado de uma variável está associado ao conjunto de valores que a variável pode assumir.

Existem diversos tipos de variáveis possíveis, porém os mais comuns são:

inteiro: número inteiro

real:     valor real (com casas decimais) até uma certa precisão

caracter: um único caracter

cadeia: uma sequência de caracteres

logico: valor lógico (verdadeiro ou falso)

Ao nomearmos nossas variáveis no Portugol Studio, é necessário seguir algumas regras da linguagem:

▪ O primeiro caractere deve ser sempre uma letra ou o sublinhado ( _ );

▪ Não são permitidos espaços em branco ou caracteres especiais (@, $, +, %, etc.); ▪ Não podem ser usadas palavras reservadas.

Constantes

Em alguns contextos, pode ser importante garantir que o valor inicialmente atribuído a uma variável não possa ser mudado ao longo da execução do programa. Nesse caso, basta declarar a variável adicionando a palavra reservada “const” à esquerda. Isso tende a ser particularmente útil para armazenar constantes matemáticas ou definir valores máximos e mínimos.

Operadores

A partir do momento que declaramos uma variável numérica, podemos manipulá-las, realizando operações. Dentre as tais, podemos citar:

Operação Aritmética / RelacionalSímbolo 
Adição+ 
Subtração 
Multiplicação* 
Divisão/ 
Igual a== 
Diferente de!= 
Maior que 
Menor que 
Maior ou igual a>= 
Menor ou igual a<= 
Operação LógicaSímbolo
E&&
OU||
NÃO!

Alguns desses operadores também podem ser usados para manipular variáveis não numéricas, como veremos mais adiante nas aulas.

Com esses conhecimentos que adquirimos nesta aula, já será possível fazer o nosso primeiro programa em Portugol, na próxima aula. Nos vemos lá!

Bibliografia

https://douglasmotta.com.br/2019/02/05/aprender-programacao-na-pratica-portugol-studio/ https://devschannel.com/logica-de-programacao/portugol-studio https://portugol-webstudio.cubos.io/ide https://jportugol.wordpress.com/tag/palavras-reservadas/