Incentivo ao desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional através de grupos de interesse
Incentivo ao desenvolvimento de habilidades de pensamento computacional através de grupos de interesse

Silvia Roberta de Jesus Garcia (1); Marcos Augusto Francisco Borges (2)
(1) Mestranda em Tecnologia, FT/UNICAMP (2) Professor Doutor, FT/UNICAMP

O tema Pensamento Computacional (PC do Inglês “Computational Thinking”), foi apresentado por Papert (1980) em seu livro: Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Idea. O termo se popularizou com o artigo de Wing (2006), que destaca que o PC é uma habilidade fundamental para todos, não apenas para cientistas da computação. Desde então, diversas pesquisas e ações voltadas ao estudo do PC são exploradas, com o intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. O interesse da comunidade científica e escolar relacionado ao PC é destacado por grupos, instituições, redes e programas educacionais, por meio de iniciativas, ações e metodologias diversas.

A presente pesquisa está sendo conduzida no Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (LIAG / Unicamp), no contexto do projeto Aprendizado, Criatividade e Tecnologia (ACT), cuja finalidade é disseminar o PC no Brasil.

O ACT é composto por um grupo de discussões envolvendo pessoas interessadas na educação. O objetivo é fomentar o PC na formação de educadores, jovens e crianças.Atualmente as ações e experimentos realizados são conduzidos por alunos de graduação, pós-graduação e multiplicadores.

Neste estudo de caráter exploratório, o objetivo principal é identificar os principais grupos que fomentam a disseminação do PC no Brasil e no mundo; classificar e mensurar iniciativas, práticas e métodos; e avaliar a efetividade das habilidades computacionais, de modo a otimizar e expandir as ações conduzidas pelo ACT.

Este estudo pretende responder a seguinte Questão Geral da Pesquisa (QGP):

QGP – Como grupos que fomentam o PC no Brasil e no mundo conseguem incentivar o aumento de sua aplicação?

E para ter uma visão mais abrangente sobre a área estudada, espera-se responder também as Questões secundárias da Pesquisa (QP):

QP1 – Quais os principais grupos e suas respectivas linhas de pesquisas, que investigam e fomentam o PC em diferentes áreas de conhecimento no Brasil e no mundo?

QP2 – Quais as principais iniciativas, metodologias e práticas adotadas?

QP3 – Como mensurar a disseminação do PC nos métodos aplicados por esses grupos? Buscando respostas para as questões da pesquisa, um levantamento sistemático da literatura está sendo realizado através da metodologia Prisma, de modo a identificar grupos de diferentes países que atuam com foco na disseminação do PC.

A busca compreende pesquisas nos repositórios científicos Scopus, Web of Science, Science Direct, IEEE e ACM e também o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A chave de pesquisa utilizada se refere aos termos “pensamento computacional” ou “computational thinking”, para título e resumo (abstract) e também “grupos” ou “redes” ou “comunidades” ou laboratórios (groups, network, community, laboratories) junto aos termos “programação e “informática na educação” (programming, informatics in education).

No Brasil pretende-se observar iniciativas realizadas em diferentes regiões e publicadas em anais de eventos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), como o Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg), Workshop sobre Educação em Computação (WEI) e em periódicos como a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e a Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), os resultados obtidos serão apresentados e discutidos ao longo da pesquisa.