Como falar a língua da IA – Aula 2 – CompEduca
Aula 2 Capa

Nesta aula, vamos aprender a conversar de maneira mais eficaz com a inteligência artificial por meio de entradas. Será possível descobrir como criar entradas e objetivas, que geram respostas mais precisas e úteis para que seja possível utilizá-la da melhor forma possível.



? Exercício Prático

Ex. 1)  Abaixo há 2 modelos de entradas. Escolha o modelo mais apropriado para que o ChatGPT consuma e elabore a resposta mais eficiente possível.

  1. ChatGPT faça um enunciado de uma atividade para uma turma do ensino fundamental sobre formas geométricas
  2. Sou professor de uma turma do 3° ano do ensino fundamental 1, meus alunos possuem de 8 a 9 anos de idade e é preciso preparar uma atividade sobre formas geométricas para eles. Me forneça um um texto breve que seja capaz de utilizar no enunciado da atividade para contextualizá-los sobre o tema.

Resposta: (b)

Exemplo de justificativa: A entrada (b) é mais apropriada porque fornece ao ChatGPT um contexto mais completo e específico, incluindo o nível escolar, a faixa etária dos alunos e o objetivo da atividade. Quanto mais detalhes relevantes forem oferecidos na solicitação, maior será a precisão e a adequação da resposta gerada. Isso permite que a atividade sugerida esteja alinhada ao perfil dos estudantes e às intenções pedagógicas do professor.

Ex. 2) Reescreva os prompts abaixo de forma que fiquem mais descritos.

  1. Fale sobre a inteligência artificial
  2. Monte um plano de aulas para alunos do ensino fundamental.

Exemplo de resposta: 

  1. Explique o que é a inteligência artificial (IA), como funciona e suas aplicações no dia a dia, incluindo áreas como, educação e transporte.
  1. Crie um plano de aulas para ensinar inteligência artificial a alunos de 10 a 12 anos (6º e 7º ano do ensino fundamental), com atividades práticas, explicações simples e exemplos do cotidiano para tornar o conteúdo acessível e interessante para essa faixa etária.

? Materiais Complementares

? Roteiro da Aula no Youtube


? Conclusão e Reflexão

Hoje, você aprendeu a criar prompts claros e eficazes para interagir com a IA, otimizando seu trabalho no planejamento de aulas e na organização de atividades educacionais.

Reflexão: Como estruturar um prompt de modo que auxilie no planejamento de aulas?
Na próxima aula, vamos conhecer os seus usos práticos na educação!”