Nesta última aula, vamos fazer o encerramento do curso com uma revisão do que foi apreendido e serão apresentadas algumas ferramentas para que o aluno possa explorá-las e conhecê-las como uma “Chamada para ação”.
🧪 Exercício Prático
Neste exercício você, com auxílio do ChatGPT, deve escrever um prompt para usar em uma das três ferramentas mencionadas nesta aula (Gamma, Proffy e Teachy).
🧠 Passo 1 – Escolha a plataforma
Qual das ferramentas mais combina com seu jeito de trabalhar?
- Quer criar apresentações visuais? Use o Gamma.
- Precisa de planos de aula com a BNCC? Vá de Proffy.
- Quer gerar exercícios, mapas mentais ou questões? O Teachy é ideal!
Explore a ferramenta escolhida e veja o que ela oferece.
💻 Passo 2 – Faça o prompt
Abra o ChatGPT e peça ajuda para criar um prompt sobre o tema que deseja trabalhar.
Exemplo:
“Crie um prompt para gerar uma apresentação sobre ‘tema x’ no Gamma.”
🔎 Passo 3 – Mão na massa
Com o prompt pronto, acesse a ferramenta escolhida, cole o texto e analise o que foi gerado. Veja como o conteúdo é apresentado e se atende às suas expectativas.
🛠️ Passo 4 – Configure!
Ajuste o material gerado conforme seu contexto, corrigindo erros de linguagem e/ou de conteúdo.
Também adicione imagens e outras informações pertinentes que achar necessário!
📄 Materiais Complementares
Cursos Fundação Bradesco: FluêncIA e Inteligência Artificial e o Novo Contexto da Cultura Digital.
Artigo – Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.
Para discussões mais técnicas:
SOCIEDADE DIGITAL – 01 – Inteligência Artificial e Nós | Café Filosófico Expresso | Dora Kaufman;
Implicações éticas e sociais da inteligência artificial – Marcelo Finger – USP Talks #48.
📝 Roteiro da Aula do Youtube
🔜 Encerramento
Resumo:
Neste encontro final, revisamos o que vimos no curso, refletimos sobre o papel do educador na era da IA e exploramos ferramentas úteis para o dia a dia.
Reflexão:
E agora? Como você pretende usar a Inteligência Artificial no seu trabalho como educador?