É claro que a computação criativa está relacionada a criatividade e a computação, mas há algum tempo se considera que os campos relacionados a computação nada têm a ver com os interesses e valores dos jovens. A computação criativa apoia o estabelecimento de conexões entre indivíduos e a computação com base na criatividade, imaginação e interesse. Muitos jovens que podem usar computadores participam como consumidores em vez de designers ou criadores.

A computação criativa enfatiza o conhecimento e a prática de que os jovens precisam para criar meios interativos para usufruir em suas vidas diariamente. Participar da criação de artefatos de computação com interesse, não apenas prepara os alunos para as carreiras de cientistas da computação ou programadores, mas também apoia seu desenvolvimento como grandes pensadores computacionais

– Conceitos de computação, práticas e perspectivas que serão usados em todos os aspectos da vida, em várias disciplinas e contextos.

A seguir apresentamos um pouco sobre 3 plataformas que instigam o desenvolvimento da computação criativa: APP Inventor, Code.org e Scratch.

Referências