É comum que muitas pessoas imaginem que a Robótica é extremamente complexa para crianças que estão na faixa etária abrangida pelo Ensino Fundamental, por exemplo. No entanto, esse pensamento é equivocado, pois o uso dos robôs na escola pode ser proveitoso em muitos aspectos quando é ajustado o nível de dificuldade na montagem dos robôs de acordo com a idade dos alunos.

Ao incluir as aulas de Robótica nas escolas desde o Ensino Fundamental, os jovens são introduzidos no mundo tecnológico mais cedo de maneira saudável e responsável, além de agregar benefícios da Robótica Educacional, que possui influência direta no desempenho escolar e na formação do caráter. Alguns benefícios são:

• Estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico – A programação faz parte do ensino da robótica e ao colocar os alunos em contato com as linguagens de programação, a necessidade de raciocinar de forma estruturada e lógica é estimulada.
  • Incentiva o protagonismo estudantil – Podemos observar como um exemplo claro de uma metodologia ativa de ensino, em que o aluno quer participar assiduamente e não quer apenas ficar observando. Com esse método, ele assume o protagonismo.
  • Desenvolve a criatividade – A criatividade se desenvolve tanto na criação dos protótipos quanto na resolução de problemas encontrados durante o processo.
  • Desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho, como por exemplo: fortalecimento do trabalho em equipe – Os grandes projetos exigem trabalhos em grupo, para cumprir o objetivo de maneira mais eficiente e cooperativa, explorando as habilidades de cada membro.

Aplicar essa solução não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo é entrar em contato com uma empresa que trabalhe com robótica educacional. É necessário realizar uma avaliação para saber se a metodologia da empresa se alinha com a proposta da sua instituição e se a empresa consegue ser flexível nos métodos de aprendizado. O próximo passo a se pensar é destinar uma área para que a empresa possa usar como ambiente de trabalho .

Embora seja possível desenvolver as atividades sem esse espaço, as vantagens da robótica educacional são maiores quando há um espaço especial disponível para esta finalidade. Para ajudar a nortear tanto os professores quanto os alunos, é interessante buscar por empresas que forneçam material didático para complementar o aprendizado.