O tutorial foi produzido pela equipe Lcorp – ACT Unicamp Limeira

Inscreva-se no canal

Jogue aqui: https://scratch.mit.edu/projects/687653045/

Glossário

  • Atores: Elementos que possuem blocos de código e que permitem algum tipo de interação, seja esta por parte do usuário ou do sistema.
  • Variáveis: Variáveis são como caixinhas que guardam informações (texto ou número) para o nosso programa. Elas podem ser listas também, ou seja, um grupo com várias dessas caixinhas. Na imagem abaixo, é exemplificado como você pode criar variáveis e interagir com elas.
Imagem 1 – Menu esquerdo do Scratch mostrando algumas variáveis.
  • Eventos: Na aba de eventos, podemos definir o que deve acontecer quando outra coisa acontecer, como quando o jogo for iniciado por exemplo. Além disso, nos eventos é possível configurar a transmissão e recebimento de informações, para caso queiramos avisar os outros atores do jogo de algo para que eles possam reagir a isso (como quando o jogador acertar a palavra) de alguma maneira.
  • Aparência: Nesta aba, podemos customizar coisas sobre a disposição visual do jogo, como falas de atores, mudança de cenários e mostrar/esconder coisas na tela.
  • Movimento: Nesta aba, podemos adicionar movimentos e animações aos atores.

Primeiros passos

Primeiramente, devemos pensar nos pontos-chave da lógica do nosso jogo. Assim, vamos iniciar pensando no que deve ser feito para elaborá-lo:

  1. Precisamos dispor um ator em cada cenário
  2. Precisamos que o ator seja interativo

Início do jogo

Esse jogo foi implementado a partir de uma lógica bem simples. Utilizamos principalmente eventos e aparência. Nosso primeiro evento ocorrerá assim que o jogo começar, a partir dele teremos uma explicação do Wally de como acontecerá o jogo.

Imagem 1 – Ações do início de jogo

Lógica para mudança de fase

A cada fase teremos um cenário e um ator a ser encontrado. Cada ator só será mostrado em sua fase (cenário). Todos serão escondidos quando o jogo começar e em seguida serão mostrados quando receber sua fase específica. Quando o ator do cenário for clicado esse ator será escondido e irá transmitir a próxima fase. O cenário mudará usando o mesmo evento transmitido para os demais Wallys.

Imagem 2 – Visibilidade dos Wally
Imagem 3 – Mudança de cenário

Encerramento

Para finalizar o jogo seguiremos a mesma lógica dos demais atores, entretanto no último ator o evento transmitido será  Fim que será recebido pelo Ator principal onde ele irá alterar o cenário e apresentar as mensagens de encerramento do jogo.

Imagem 4 – Encerramento ator principal
Imagem 5 – Encerramento último ator