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Jogue aqui: https://scratch.mit.edu/projects/696074435/

Glossário

  • Atores: Elementos que possuem blocos de código e que permitem algum tipo de interação, seja esta por parte do usuário ou do sistema.
  • Variáveis: Variáveis são como caixinhas que guardam informações (texto ou número) para o nosso programa. Elas podem ser listas também, ou seja, um grupo com várias dessas caixinhas. Na imagem abaixo, é exemplificado como você pode criar variáveis e interagir com elas.
Imagem 1 – Menu esquerdo do Scratch mostrando algumas variáveis.
  • Eventos: Na aba de eventos, podemos definir o que deve acontecer quando outra coisa acontecer, como quando o jogo for iniciado por exemplo. Além disso, nos eventos é possível configurar a transmissão e recebimento de informações, para caso queiramos avisar os outros atores do jogo de algo para que eles possam reagir a isso (como quando o jogador acertar a palavra) de alguma maneira.
  • Aparência: Nesta aba, podemos customizar coisas sobre a disposição visual do jogo, como falas de atores, mudança de cenários e mostrar/esconder coisas na tela.
  • Movimento: Nesta aba, podemos adicionar movimentos e animações aos atores.

Primeiros passos

  • Eventos: Na aba de eventos, podemos definir o que deve acontecer quando outra coisa acontecer, como quando o jogo for iniciado por exemplo. Além disso, nos eventos é possível configurar a transmissão e recebimento de informações, para caso queiramos avisar os outros atores do jogo de algo para que eles possam reagir a isso (como quando o jogador acertar a palavra) de alguma maneira.
  • Aparência: Nesta aba, podemos customizar coisas sobre a disposição visual do jogo, como falas de atores, mudança de cenários e mostrar/esconder coisas na tela.
  • Movimento: Nesta aba, podemos adicionar movimentos e animações aos atores.

Início de jogo

Vamos começar pensando sobre o que deve acontecer quando o jogo iniciar. Primeiramente, o gatinho do Scratch deve falar um pouco sobre como o jogo irá funcionar.

Imagem 1: bloco de código referente à explicação do jogo.

Em seguida, o primeiro item aparecerá na tela. Podemos ver que o último evento do bloco acima é transmitir um “evento_banana”. Esse evento será responsável por mostrar o primeiro elemento do jogo.

Lógica para colocar os itens na lixeira

Agora que temos nosso elemento, precisamos definir um pouco de como ele vai se comportar. O elemento deve ser arrastável e, quando encostar no lixo certo, deve desaparecer. O bloco de código abaixo faz justamente isso.

Imagem 2: bloco de código referente ao comportamento do item “banana”.

Podemos ver que, cada vez que o item tocar em algum lixo, ele vai checar se o lixo tocado é o correto. Se for, ele vai esconder o item, e falar que o jogador acertou.

Imagem 3: bloco de código quando o item banana for colocado no lugar certo.

Depois que o jogador acertar, o próximo item será mostrado.

Encerramento

Quando o jogo vai encerrar? Quando todos os itens forem colocados nas lixeiras corretas. No fim do jogo, o gatinho do Scratch irá mostrar uma nova mensagem e o jogo será encerrado.

Imagem 4: bloco de código referente ao final do jogo.

Imagens utilizadas: https://drive.google.com/drive/folders/1F5y_irq-InQoSMSKxHTb4YLzA9EJUAC9?usp=sharing