Até agora aprendemos a criar variáveis, atribuir valores a elas e fazer operações. Apenas com isso já é possível fazer diversos programas, como uma pequena calculadora, por exemplo. Entretanto, ainda não é possível fazer programas que tenham comandos condicionais.

Comandos condicionais

Inscreva-se no canal!

Tal qual na língua portuguesa, um comando condicional é um comando que, para acontecer ou não, depende de alguma coisa.

Exemplo: vou ao cinema hoje, se não estiver chovendo

Aqui temos 2 possibilidades: ir ao cinema caso o dia esteja limpo ou não ir em caso de chuva. Logo, a ida ao cinema está condicionada ao tempo.

Pensando nisso, o Portugol também se preocupou em oferecer uma forma dos programadores escreverem com condicionais.

Uma Estrutura Condicional Simples executa um comando ou vários comandos se a condição for verdadeira. Se a condição for falsa, a estrutura é finalizada sem executar os comandos. O comando que define a estrutura é representado pela palavra “se”

Comando se

A sintaxe básica desse comando é se (condição) { escopo da condição

}

Exemplo:

Ainda pensando na situação do cinema, vamos desenvolver um programa com a condição e responda se a ida no cinema acontecerá ou não.

Perceba que caso a variável tempo armazenasse algo diferente de “sol”, o resultado seria diferente:

Nesse caso não temos nenhuma resposta, pois não programamos para receber alguma resposta caso a condição fosse dada como falsa. É aí que entra o comando “senao”

Comando senao

Se a expressão no comando “se” não é verdadeira, o comando “senao” será executado. Vamos fazer um programa que utilize os dois comandos. Além disso, o usuário poderá dizer se está sol ou chuva:

Utilizar os comandos se e senao para casos simples é muito útil! Mas e se você quiser fazer mais que duas escolhas? Para esses casos, temos o comando “escolha”. Comando escolha

Sintaxe: escolha (opção) { caso 1:
escopo pare
caso 2: escopo pare
caso 3: escopo pare
caso contrario: escopo pare
}

Esse comando vai utilizar uma variável e testá-la em vários casos. Caso em um desses casos a condição seja verdadeira, ele irá executar o escopo dentro desse caso. O “pare” é utilizado logo após esse comando para que ele não entre em outro casos e literalmente, pare quando encontrar a resposta esperada.

Para ficar mais claro, segue um exemplo:

Vamos escrever um programa que verifica o dia da semana. O usuário vai digitar um número e o programa vai retornar o dia da semana equivalente a esse número (se for o 1, domingo, o 2, segunda, etc):

Bibliografia

http://www.decom.ufop.br/guillermo/BCC201/slides/Portugol_BCC201_2.pdf

http://fabrica.ms.senac.br/2013/06/algoritmo-estruturas-condicionais/#:~:text=A%20Estrutura %20Condicional%20possibilita%20a,pode%20ser%20Simples%20ou%20Composta.&text= A%20Estrutura%20Condicional%20Simples%20executa,se%20a%20condi%C3%A7%C3% A3o%20for%20verdadeira.

https://www.blogson.com.br/estrutura-condicional-se-senao/