Silvia Roberta de Jesus Garcia (1); Marcos Augusto Francisco Borges (2)
(1) Mestranda em Tecnologia, FT/UNICAMP (2) Professor Doutor, FT/UNICAMP

O tema Pensamento Computacional (PC do Inglês “Computational Thinking”), foi apresentado por Papert (1980) em seu livro: Mindstorms: Children, Computers, And Powerful Idea. O termo se popularizou com o artigo de Wing (2006), que destaca que o PC é uma habilidade fundamental para todos, não apenas para cientistas da computação. Desde então, diversas pesquisas e ações voltadas ao estudo do PC são exploradas, com o intuito de estimulá-lo e avaliá-lo. O interesse da comunidade científica e escolar relacionado ao PC é destacado por grupos, instituições, redes e programas educacionais, por meio de iniciativas, ações e metodologias diversas.

A presente pesquisa está sendo conduzida no Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (LIAG / Unicamp), no contexto do projeto Aprendizado, Criatividade e Tecnologia (ACT), cuja finalidade é disseminar o PC no Brasil.

O ACT é composto por um grupo de discussões envolvendo pessoas interessadas na educação. O objetivo é fomentar o PC na formação de educadores, jovens e crianças.Atualmente as ações e experimentos realizados são conduzidos por alunos de graduação, pós-graduação e multiplicadores.

Neste estudo de caráter exploratório, o objetivo principal é identificar os principais grupos que fomentam a disseminação do PC no Brasil e no mundo; classificar e mensurar iniciativas, práticas e métodos; e avaliar a efetividade das habilidades computacionais, de modo a otimizar e expandir as ações conduzidas pelo ACT.

Este estudo pretende responder a seguinte Questão Geral da Pesquisa (QGP):

QGP – Como grupos que fomentam o PC no Brasil e no mundo conseguem incentivar o aumento de sua aplicação?

E para ter uma visão mais abrangente sobre a área estudada, espera-se responder também as Questões secundárias da Pesquisa (QP):

QP1 – Quais os principais grupos e suas respectivas linhas de pesquisas, que investigam e fomentam o PC em diferentes áreas de conhecimento no Brasil e no mundo?

QP2 – Quais as principais iniciativas, metodologias e práticas adotadas?

QP3 – Como mensurar a disseminação do PC nos métodos aplicados por esses grupos? Buscando respostas para as questões da pesquisa, um levantamento sistemático da literatura está sendo realizado através da metodologia Prisma, de modo a identificar grupos de diferentes países que atuam com foco na disseminação do PC.

A busca compreende pesquisas nos repositórios científicos Scopus, Web of Science, Science Direct, IEEE e ACM e também o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A chave de pesquisa utilizada se refere aos termos “pensamento computacional” ou “computational thinking”, para título e resumo (abstract) e também “grupos” ou “redes” ou “comunidades” ou laboratórios (groups, network, community, laboratories) junto aos termos “programação e “informática na educação” (programming, informatics in education).

No Brasil pretende-se observar iniciativas realizadas em diferentes regiões e publicadas em anais de eventos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), como o Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação (WAlgProg), Workshop sobre Educação em Computação (WEI) e em periódicos como a Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e a Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE), os resultados obtidos serão apresentados e discutidos ao longo da pesquisa.