Leo Burd, nosso anfitrião, brasileiro, pesquisador do MIT

O Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp é um dos precursores da Informática na Educação do Brasil. Muitos dos grupos que pesquisam a área hoje, foram formados por estudantes que fizeram suas pesquisas lá. O LIAG (Laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão) da FT-Unicamp é um desses casos. Hoje, o LIAG desenvolve várias pesquisas na área, que podem ser consultadas no seu site.

Fazer um projeto junto com o Media Lab sempre foi uma meta para o LIAG. O LIAG, como “filho” do NIED, é “neto” do Media Lab. Então, ir ao Media Lab é como quando um filho de estrangeiros viaja para conhecer a terra de origem dos seus pais: é conhecer “na pele” de onde viemos.

O pesquisador Leo Burd, do Media Lab,  responsável pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, foi quem viabilizou o projeto “Fomentando a computação criativa nas escolas públicas brasileiras”. Ele foi sempre muito colaborativo e aberto, desde a ideia original de submetermos o projeto para o MISTI (MIT International Science and Technology Initiatives, através do MIT-Brazil – Lemann Seed Fund for Collaborative Projects). E foi ele quem nos recebeu, desde o dia de chegada, de forma muito atenciosa. Com uma agenda completa e muito interessante, fez nossa viagem ser ainda mais rica em experiências.

Além do time do LIAG (professor Marcos Borges, doutorando Humberto e mestranda Daiana), participaram da visita os professores José Armando Valente e Cecilia Baranauskas (da Unicamp) e Ann Berger (consultora autônoma), três referências na área de informática na educação do Brasil. Desta forma, não poderia ser diferente: foi uma semana de aprendizado intenso e extraordinário. Ao longo dos próximos posts vamos falar um pouco sobre o que vimos ao longo dos dias.

Veja mais em: Blog LIAG no MIT