O curso foi produzido pelo grupo The Good Guys e tem a intensão de ensinar sobre as funcionalidades do App Inventor.
Aula 01 – Oficina App Inventor |
Objetivo: Através de um vídeo demonstrando passo a passo, o objetivo foi o de instruir os alunos a criarem um aplicativo simples utilizando o APP Inventor, a fim de mostrar conceitos básicos e métodos utilizados para usar a ferramenta de forna prática. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Orientações iniciais | 3 min |
2 |
Apresentação da plataforma |
12 min |
3 |
Atividade proposta |
5 min |
4 |
Aula expositiva |
10 min |
5 |
Aula prática |
45 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP:
|
||
CRÉDITOS: The Good Guys – Natalia Fernanda Santos |
Aula 02 – Pegando o Pomo do Harry Potter |
Objetivo: A fim de os alunos terem uma introdução com as funcionalidades e capacidades do App Inventor, na aula 02, o exercício abordado foi produzir um aplicativo cujo objetivo era pegar o pomo, inspirado na franquia de filmes Harry Potter. Para realizar a tarefa o aluno deve seguir os passos apresentados na aula. Passando, assim, a utilizar o ambiente do App Inventor de forma básica nesta primeira instância para entender como são feitos os aplicativos através da ferramenta. Também é apresentado como fazer os testes do aplicativo utilizando o aplicativo MIT AI2 Companion. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Orientações iniciais | 15 min |
2 |
Apresentação da plataforma |
10 min |
3 |
Atividade proposta |
10 min |
4 |
Aula expositiva |
10 min |
5 |
Aula prática |
45 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP:
|
||
CRÉDITOS: The Good Guys – Erik Santos |
Aula 03 – Estrutura Condicional e laço de repetição |
Objetivo: Entender os conceitos de estrutura condicional e de laço de repetição. Compreender como estes conceitos podem ser aplicados na programação em blocos através de exemplos práticos. Ao final, resolver uma atividade proposta para praticar um pouco dos conceitos vistos. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação do conceito de estrutura condicional | 5 min |
2 |
Exemplos práticos de aplicação do conceito |
10 min |
3 |
Apresentação do conceito de laço de repetição |
5 min |
4 |
Exemplos práticos de aplicação do conceito |
5 min |
5 |
Atividade proposta |
5 min |
6 |
Resolução da atividade |
5 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
Parte 4:
|
||
CRÉDITOS: The Good Guys / Aline da Silva Souza Alves / https://appinventor.mit.edu/ / https://app.diagrams.net/ |
Aula 04 – Depuração |
Objetivo: Esta aula tem por objetivo a criação de um aplicativo de Quiz utilizando os recursos disponíveis na plataforma, de forma a demonstrar o conceito de depuração. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Recapitulando assuntos da aula passada | 5 min |
2 |
Introdução ao assunto |
5 min |
3 |
Atividade proposta |
15 min |
4 |
Revisão |
5 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP:
|
||
CRÉDITOS: The Good Guys – Vinicius Claudio Souza do Nascimento |
Aula 05 – Inteligência artificial |
Objetivo: Esta aula tem por objetivo apresentar o conceito de Inteligência Artificial por meio da elaboração de um aplicativo de Tradução de Texto e de Reconhecimento de Voz. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Recapitulando assuntos da aula passada | 5 min |
2 |
Introdução ao assunto |
5 min |
3 |
Atividade proposta |
15 min |
4 |
Revisão |
5 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP:
|
||
CRÉDITOS: The Good Guys – Vinicius Claudio Souza do Nascimento |