O curso foi produzido pelo grupo EduIA e tem a intensão de ensinar a como usar a Inteligência Artificial.
|
Aula 01 – Introdução |
|
Recursos para a Aula: X cópias do Questionário X cópias da avaliação da Primeira Aula Computadores com acesso a internet (reservar laboratório na escola)
|
|
Pré – Aula Estudar o material introdutório Assistir aos vídeos: Inteligência Artificial (A Tecnologia que Está Mudando o Mundo) // Dicionário do Programador – Parte 2 Canal Código Fonte TV: https://www.youtube.com/watch?v=D0O-Lk_Dnkw IA: Conceitos de Inteligência Artificial (Turing, IA Fraca, IA Forte e Sala Chinesa) – Parte 3 Link (lei apenas a seção ‘Sala Chinesa’): https://medium.com/codafy/ia-conceitos-de-intelig%C3%AAncia-artificial-turing-ia-fraca-ia-forte-e-sala-chinesa-a149849b23a0 Video Sala Chinesa: (18) The Chinese Room – 60-Second Adventures in Thought (3/6) – YouTube Pensamento Computacional – Conteúdo digital e inteligência artificial – Parte 4 Canal da Univesp no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=S5B31VYLlLA Acessar o “Prompt Dinâmica 1” e seguir as orientações para preparação da Dinâmica 1 Link anexo Dinâmica I : https://drive.google.com/drive/folders/1PxPdrHtTkHku7igYwM4y0cvtR-9V9tcH?usp=sharing |
|
Material Auxiliar: Video: https://drive.google.com/file/d/1WLWcoCMWYtnffK_Q5A0UwIPwQAAY8oSj/view?usp=sharing |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação dos monitores/curso |
5 min |
|
2 |
O que é IA? |
5 min |
|
3 |
Teste de Turing e Sala Chinesa |
5 min |
|
4 |
Dinâmica I |
10 min |
|
5 |
Dinâmica II |
30 min |
|
6 |
Lição de casa |
5 min |
|
|
||
|
Apresentação dos Monitores/Curso Cada monitor se apresenta com suas informações básicas (nome, curso, conhecimento em TI) e um representante fará um breve resumo do curso. Sobre o Curso: ➔ Para ter a certificação, presença em 75% das aulas; ➔ Não poderá acessar sites sem a prévia autorização dos monitores durante o curso; ➔ Horário das aulas; dia da semana, quantidade de aulas. ➔ Objetivo do curso: O que é IA? Breve explicação didática do conceito de IA. Teste de Turing e Sala Chinesa? Breve explicação didática do conceito do Teste de Turing. Breve explicação sobre a discussão sobre IAs serem inteligentes ou não, e exemplificar com Sala Chinesa. Dinâmica I Objetivo: Simular o Teste de Turing com os alunos. O intuito da dinâmica é verificar se um aluno da turma consegue diferenciar a ferramenta de um dos monitores do curso. Requisitos: Um aluno da turma Três alunos monitores Um dispositivo com acesso a internet (celular ou notebook) Uma ferramenta de LLM já treinada: Usar as instruções/prompt (anexo 3) em uma ferramenta gratuita de geração de textos/LLM. Etapas:
Dinâmica 2 Objetivo: Permitir aos alunos tentar melhorar o prompt inicial e criar personagens mais convincentes Requisitos: Computadores com acesso a internet, com número suficiente para os alunos, podendo haver divisão em duplas e trios. Etapas:
Lição de Casa Pedir aos alunos para se organizarem em grupos. Haverá um projeto contínuo em todas as aulas, com apresentação ao final. Para uma aula de 60 minutos, a quantidade ideal de grupos seria 5 ou 6, cada um com um tempo máximo de apresentação de 5 minutos (aula 07). Instruções a ser dada aos alunos: Ao longo das aulas, serão exploradas ferramentas de texto, imagem e áudio. Até o final do projeto, cada grupo deverá usar as ferramentas utilizadas para abordar um tema de interesse do grupo. A apresentação deve ser capaz de convencer os demais alunos de que aquele tema é interessante. Esse tema pode ser: Algum assunto de interesse (hobby, filme, música, esporte) Uma matéria escolar Algum assunto contextualizado com a realidade da escola (caso a escola tenha algum projeto em andamento que possa ser incorporado). Exemplo, caso os alunos façam alguma atividade eletiva na escola, tentar convencer outros alunos a participar daquela disciplina/clube/atividade. O grupo deve, idealmente, permanecer o mesmo até o fim do projeto, e, ao final das aulas, os alunos devem ser capazes de explorar as diferentes ferramentas de IA para criar uma apresentação que cause interesse nos demais, podendo até mesmo gerar conteúdo para murais ou redes sociais da escola, caso haja. |
||
|
Aula 02 – Large Language Models |
|
Recursos para Aula X cópias do Questionário X cópias da avaliação da Segunda Aula Computadores com acesso a internet (reservar laboratório na escola) |
|
Pré – Aula Estudar o material introdutório Assistir aos vídeos: O que é LLM? Como funciona o ChatGPT – Explicação para Iniciantes
Canal Café com Inovação: https://www.youtube.com/watch?v=fUQis3gB82s LLM: A tecnologia por trás da IA textual – @CursoemVideo Inteligência ArtificialCurso em Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dqTZCknuctk Transformers – Um guia introdutório Medium: Tranformers — Um guia introdutório | by Letícia Mendonça Carraro | Kompa Data & AI | Medium |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentar conceito de LLM |
5 min |
|
2 |
Apresentar ferramentas e exemplos de uso |
10 min |
|
3 |
Projeto |
35 min |
|
4 |
Discussão |
10 min |
|
Apresentar conceito de LLM Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM, do inglês Large Language Models) são sistemas de inteligência artificial projetados para compreender, gerar e interagir com textos de forma muito próxima à linguagem humana. Eles são treinados com bilhões de palavras retiradas de livros, sites, artigos e outros conteúdos, aprendendo a reconhecer padrões, relações entre palavras, estilos de escrita e até intenções. Em vez de apenas decorar frases, o LLM aprende como as palavras se combinam para formar ideias coerentes, permitindo que ele crie novos textos, traduza idiomas, resuma informações ou converse de maneira natural com uma pessoa.
Apresentar ferramentas e exemplos de uso Atualmente, existem diversas ferramentas que utilizam Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLM) para facilitar tarefas do dia a dia. Alguns exemplos bem conhecidos são:
Exemplos práticos de uso rápido em tela:
Projeto Objetivo: Estruturar o roteiro do projeto com auxílio de LLM O objetivo dessa etapa é permitir que os alunos explorem livremente uma ferramenta de LLM, mas com o objetivo de criar uma boa estrutura para seus projetos. Requisito: Temas e grupos definidos na aula anterior/durante a semana. Etapas:
Ao final, o grupo deve possuir a base do projeto já estruturada, com temas, subtemas e ao menos um esboço de como desenvolver o projeto (introdução, desenvolvimento e conclusão. O arquivo deve ser salvo em um arquivo digital, como Google Docs. Discussão Conduzir uma breve rodada de opiniões: Cada grupo compartilha um ponto positivo e um ponto negativo da experiência. Incentivar que relatem:
Enfatizar que a IA é uma ferramenta de apoio — ela expande e facilita o que conseguimos fazer, mas sempre exige atenção crítica e criatividade humana. |
||
|
Aula 03 – Geração de Imagem |
|
Recursos para Aula X cópias do Questionário X cópias da avaliação da Terceira Aula Computadores com acesso a internet (reservar laboratório na escola) |
|
Pré – Aula Estudar o material introdutório Assistir aos vídeos: Descubra o poder da I.A na criação de imagens! – @CursoemVideo Inteligência Artificial Curso em Vídeo: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=cehFjA0qL4g&t=0s Como funciona a geração de imagem e vídeo por IA?
|
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Como funciona a geração de imagem? |
5 min |
|
2 |
Apresentar ferramentas e exemplos de uso |
10 min |
|
3 |
Dinâmica |
10 min |
|
4 |
Projeto |
25 min |
|
5 |
Discussão |
10 min |
|
Conceito: Como funciona a geração de imagem? A geração de imagem por inteligência artificial acontece através de um processo chamado “text-to-image” (texto para imagem). A pessoa escreve uma descrição detalhada — chamada de “prompt” — e a ferramenta utiliza modelos avançados, treinados com milhões de imagens e textos, para interpretar o pedido e criar uma nova imagem que corresponda à descrição. Esses modelos não “copiam” imagens prontas. Em vez disso, eles combinam padrões, estilos, formas, cores e composições que aprenderam, gerando imagens totalmente originais e únicas. De maneira simples:
Por exemplo:
Quanto mais detalhes forem incluídos no prompt (como cores, estilos, emoções ou elementos específicos), mais precisa será a imagem gerada. Assim, o usuário pode criar desde cenas simples até ilustrações complexas, realistas ou artísticas, apenas usando palavras. Apresentar ferramentas e exemplos de uso Atualmente, existem várias ferramentas de geração de imagens por inteligência artificial que são acessíveis e fáceis de usar. As mais conhecidas incluem:
Dinâmica: Recriando Personagens da Cultura Pop Objetivo: Permitir que os alunos explorem a ferramenta tentando recriar personagens famosos, focando em descrição visual detalhada. Requisito:
Etapas:
Projeto Objetivo: Usar a ferramenta de criação de imagens para apoiar a elaboração do projeto Requisitos: Temas e roteiro (definidos na aula anterior) Etapas:
Discussão final: Criar ilustrações com IA é o mesmo que fazer arte? Engajar a turma com perguntas:
|
||
|
Aula 04 – Geração e Edição de Áudio |
|
Recursos para Aula X cópias do Questionário X cópias da avaliação da Quarta Aula Computadores com acesso a internet (reservar laboratório na escola) |
|
Pré – Aula Estudar o material introdutório Assistir aos vídeos: Estudo britânico aponta os perigos da tecnologia de “deepfake” Canal Jornalismo TV Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=mP0LD8iAFOU “O que é o deepfake e como ele pode ser perigoso?”, questiona Atila Iamarino Canal TV Cultura: https://www.youtube.com/watch?v=GNN4cWgVJBw DEEPFAKE: aprenda a reconhecer e se proteger desse perigo! | Locaweb |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Como funciona a geração de áudio? |
5 min |
|
2 |
Apresentar ferramentas e exemplos de uso |
5 min |
|
3 |
Dinâmica |
10 min |
|
4 |
Projeto |
25 min |
|
5 |
Discussão |
15 min |
|
Conceito: Como funciona a geração de áudio? A Inteligência Artificial (IA) tem avançado significativamente no campo da música e do áudio. De forma geral, ela é capaz de: Compor músicas: algoritmos de IA podem gerar melodias, harmonias e letras com base em estilos musicais específicos, imitando compositores humanos ou criando obras originais. Corrigir ruídos: ferramentas de IA realizam noise cancelling (cancelamento de ruído) e audio enhancement (melhoria de áudio), limpando gravações com ruídos de fundo, chiados ou distorções. Imitar vozes humanas: por meio de técnicas de deep learning, especialmente com modelos de clonagem de voz, a IA pode sintetizar fala com timbre, entonação e ritmo semelhantes aos de uma pessoa real. Essas aplicações têm impactos na indústria musical, no cinema, na acessibilidade e na comunicação digital. Mostrar exemplos muito rápidos: Áudio com ruído antes/depois da limpeza. Áudio com voz sintetizada (ex: cover de música famosa com voz artificial).
Apresentar ferramentas e exemplos de uso Geração Musical:
Remoção de ruído
Vozes Sintéticas e Deepfakes:
Dinâmica: Simulação de Deepfake Objetivo: Fazer os alunos entenderem o poder e o perigo da manipulação de áudio via IA. Requisito: acesso a alguma ferramenta de clonagem de voz: ElevenLabs Free, HeyGen, Voicify. Etapas:
Projeto Objetivo: Usar áudio para enriquecer o projeto final dos grupos. Desenvolvimento: Cada grupo deve usar as ferramentas de áudio para enriquecer o seu projeto, podendo criar trilha sonora, sons de ambiente ou até mesmo uma narração sintética. Discussão Final: Potencial e Perigos das IAs de Áudio Engajar a turma com perguntas:
|
||
|
Aula 05 – Plágio e Ética |
|
Recursos para Aula X cópias do Questionário X cópias da avaliação da Quinta Aula Computadores com acesso a internet (reservar laboratório na escola) |
|
Pré – Aula: Estudar o material introdutório A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA IDENTIFICAÇÃO DE PLÁGIO EM TRABALHOS ACADÊMICOS Assistir aos vídeos: Implicações éticas e sociais da inteligência artificial – Dora Kaufman – USP Talks #48 Canal USP: https://www.youtube.com/watch?v=KZGYOl5mAzs Reflexões sobre plágio acadêmico em tempos de Inteligência artificial Canal IFSC: https://www.youtube.com/watch?v=39QCk6eK4Ck |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Treinamento dos modelos |
5 min |
|
2 |
Plágios em arte e trabalhos acadêmicos |
10 min |
|
3 |
Dinâmica |
15 min |
|
4 |
Projeto |
30 min |
|
Conceito:Treinamento dos modelos Breve explicação geral: As ferramentas de IA não criam nada do zero. Elas precisam ser alimentadas com conteúdo já existentes, como textos, vídeos, músicas, e então ela pega recortes de cada conteúdo que compõe o seu banco de dados e oferece ao usuário. Plágios em arte e trabalhos acadêmicos Apresentar casos de plágio em trabalhos acadêmicos ou em outras atividades. Sugestões:
Apresentar usos maliciosos de Deepfake: Notícia: empresa perdeu US$ 25,6 milhões após golpistas usarem deepfakes para se passarem por executivos em videoconferências. (Clique aqui) Dinâmica: Criação de material de conscientização Objetivo: Estimular o pensamento crítico sobre a ética no uso de IA. Atividade: Em grupos (os mesmos do projeto), criar um material de alerta/informação sobre os perigos e usos antiéticos da IA. O formato é livre: vídeo, imagem, mini-artigo, narração com voz sintetizada, post para rede social, etc. A ideia é que o grupo use a IA como ferramenta de crítica à própria IA — como forma de mostrar maturidade no uso. Projeto Tempo livre para a continuação e finalização dos projetos. |
||
|
Aula 06 – Outros uso de IA |
|
Recursos para Aula X cópias do Questionário |
|
Pré – Aula Estudar o material introdutório Veja como a inteligência artificial é utilizada em vários setores Link: https://prodest.es.gov.br/veja-como-a-inteligencia-artificial-e-utilizada-em-varios-setores Assistir aos vídeos: Como a Inteligência Artificial pode contribuir na saúde pública? Canal Drauzio Varela: https://www.youtube.com/watch?v=Zyhb_tLugFU Descubra Aplicações Incríveis de IA em Diversas Áreas Canal Curso em Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jFY1vPcPVoc |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
IA no Cotidiano |
10 min |
|
2 |
Dinâmica |
20 min |
|
3 |
Projeto |
30 min |
|
Conceito: IA no cotidiano Breve explicação geral: A IA vai muito além de gerar imagens, textos e vozes. Ela já é amplamente usada em diversos setores do cotidiano e, muitas vezes, sem que as pessoas percebam. Exemplos (apenas mencionar):
Dinâmica: Explorando outros usos da IA Objetivo: Ampliar o repertório dos alunos e estimular a pesquisa sobre aplicações diversas da IA. Cada grupo recebe (ou escolhe) um setor ou aplicação específica da IA. A tarefa é pesquisar e criar um material curto e informativo que será apresentado em até 3 minutos para a turma. O formato é livre: pode ser um cartaz, apresentação em slides, vídeo curto, storytelling em áudio ou qualquer mídia simples. Sugestões de temas para distribuição:
Projeto Tempo livre para a continuação e finalização dos projetos. Os grupos devem encaminhar o projeto final para apresentação, antes da última aula. Sugestão: Google Drive. |
||
|
Aula 07 – Futuro da IA e Conclusão |
|
Recursos para a Aula: X cópias do Questionário X cópias da avaliação da Sexta Aula Sala com projetor Trabalho dos alunos, já baixados em um computador |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação dos trabalhos |
45 min |
|
2 |
Discussão final |
15 min |
|
Apresentação dos projetos Cada grupo apresenta o projeto realizado durante as aulas. Discussão Finalizar o projeto com uma discussão final, englobando tópicos como:
|
||
INtro
