O curso foi produzido pelo grupo CompEduca e tem a intenção de ensinar educadores
sobre como utilizar Inteligência Artificial como apoio pedagógico.
| Aula 1 – Introdução à Inteligência Artificial |
|
Objetivo da aula: Entender o conceito de Inteligência Artificial, criar uma conta para utilizar o ChatGPT e conhecer sua interface. |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação inicial |
3 min |
|
2 |
Desenvolvimento do conteúdo |
10 min |
|
3 |
Materiais complementares |
8 min |
|
4 |
Exercício pratico |
5 min |
|
5 |
Conclusão |
3 min |
|
Acesse o post completo da aula aqui |
||
|
Link do vídeo do Youtube ACT UNICAMP |
||
|
CRÉDITOS: Carolina Quiterio, Gabriel Silva Romualdo, Ana Carolina Ramalho, Thalita Auad, Eric Henrique Ramos, Higor Magalhães, Samuel Souza |
||
|
Aula 2 – Como falar a língua da Inteligência Artificial |
|
Objetivo: Compreender o que é uma entrada, sua importância na interação com inteligências artificiais e como escrever boas entradas. |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação da Aula |
3 min |
|
2 |
Desenvolvimento do conteúdo |
10 min |
|
3 |
Materiais complementares |
8 min |
|
4 |
Exercício prático |
5 min |
|
5 |
Conclusão |
3 min |
|
Acesse o post completo da aula aqui |
||
|
Link do vídeo do Youtube do canal ACT : |
||
|
CRÉDITOS: CompEduca: Carolina Quiterio, Gabriel Silva Romualdo, Ana Carolina Ramalho, Thalita Auad, Eric Henrique Ramos, Higor Magalhães, Samuel Souza |
||
|
Aula 3 – Como usar Inteligência Artificial na Educação |
|
Objetivo: Entender como essa tecnologia consegue se alinhar ao plano de aula e facilitar o planejamento pedagógico do dia a dia. |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação da aula |
3 min |
|
2 |
Desenvolvimento do conteúdo |
8 min |
|
3 |
Materiais Complementares |
15 min |
|
4 |
Exercício prático |
10 min |
|
5 |
Conclusão |
3 min |
|
Acesse o post completo da aula aqui |
||
|
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
|
CRÉDITOS: CompEduca: Carolina Quiterio, Gabriel Silva Romualdo, Ana Carolina Ramalho, Thalita Auad, Eric Henrique Ramos, Higor Magalhães, Samuel Souza. |
||
|
Aula 4 – Como usar Inteligência Artificial na Educação |
|
Objetivo: Entender como aplicar ferramentas de IA para gerar resumos de conteúdos educacionais e identificar erros e imprecisões em resumos produzidos por Inteligência Artificial. |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação da aula |
3 min |
|
2 |
Desenvolvimento do conteúdo |
10 min |
|
3 |
Materiais complementares |
8 min |
|
4 |
Exercício prático |
5 min |
|
5 |
Conclusão |
3 min |
|
Acesse o post completo da aula aqui |
||
|
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
|
CRÉDITOS: CompEduca: Carolina Quiterio, Gabriel Silva Romualdo, Ana Carolina Ramalho, Thalita Auad, Eric Henrique Ramos, Higor Magalhães, Samuel Souza. |
||
|
Aula 5 – Como resumir conteúdos com Inteligência Artificial |
|
Objetivo: Aprender a gerar listas de exercícios utilizando o Chat GPT aplicando prompts adequados e criar atividades interativas, como caça-palavras e cruzadinhas, com a ferramenta OhMyDots |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação da aula |
3 min |
|
2 |
Desenvolvimento do conteúdo |
10 min |
|
3 |
Materiais complementares |
8 min |
|
4 |
Exercício prático |
5 min |
|
5 |
Conclusão |
3 min |
|
Acesse o post completo da aula aqui |
||
|
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
|
CRÉDITOS: CompEduca: Carolina Quiterio, Gabriel Silva Romualdo, Ana Carolina Ramalho, Thalita Auad, Eric Henrique Ramos, Higor Magalhães, Samuel Souza. |
||
|
Aula 6 – Encerramento do Curso |
|
Objetivo: Encerrar o curso com uma revisão e provocação sobre o papel do educador frente a IA e estimular a curiosidade e autonomia para explorar novas soluções tecnológicas. |
| Atividade |
Tempo estimado |
|
|
1 |
Apresentação da aula |
3 min |
|
2 |
Desenvolvimento do conteúdo |
5 min |
|
3 |
Materiais complementares |
12 min |
|
4 |
Exercício prático |
5 min |
|
5 |
Conclusão |
3 min |
|
Acesse o post completo da aula aqui |
||
|
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
