O Pensamento Computacional é o processo de pensamento envolvido na análise de um problema e na expressão de sua solução, de forma com que ele seja feito de maneira similar a estratégia utilizada pela Ciência da Computação. Em um mundo no qual o uso da computação tem se tornado intenso, diversas propostas de ensino que exercitam o Pensamento Computacional vêm sendo incorporadas a currículos escolares. Com o aumento dessas propostas, aumenta também a complexidade de se identificar qual o mais indicado para uma certa situação. Nesse contexto, metodologias para identificar, avaliar e interpretar informações relacionadas a determinado método educacional são necessárias. O MCO avalia métodos educacionais, classificando-os de acordo com os critérios mais encontrados em métodos educacionais, tais como a ferramenta utilizada na aplicação, o conteúdo ensinado, o ambiente no qual o método pode ser inserido, a comunidade/faixa etária/público ideal etc., auxiliando assim na escolha do método mais adequado, de acordo com o contexto de uso.
Como mostra a imagem, o MCO possui três componentes:
- Processo para inserção de métodos na base – O processo para inserção de novos MEs na base deve ser feito por pesquisadores da área ou educadores que queiram oferecer apoio na busca por MEs que sejam mais alinhados a uma certa necessidade. Para mais informações, você pode nos contactar no e-mail liag.mco@gmail.com.
- Base de MEs previamente classificada – Para tornar o uso do MCO mais simples de ser utilizado, foi criada uma planilha eletrônica para servir de repositório para a Base do MCO. Ela tem como colunas as informações básicas e critérios do MCO e pode ser encontrada AQUI. Todos os MEs que promovem o Pensamento Computacional encontrados até o momento foram inseridos na planilha.
- Processo para busca por métodos – Para auxiliá-los na busca, você poderá utilizar o Manual disponível AQUI.
O MCO pode apoiar mediadores, professores e pesquisadores interessados em identificar o método educacional mais adequado para que eles possam incorporar o Pensamento Computacional em suas atividades, podendo se tornar uma ferramenta que apoia a melhoria do ensino no Brasil.
Daiana Mara de Oliveira
Idealizadora do MCO, profissional experiente com amplo histórico de atuação na área de Educação e Coordenação de Educação. Hábil no uso e desenvolvimento de tecnologias para a Educação. Experiências no MIT – Media Lab através da Unicamp – LIAG. Atualmente trabalha com desenvolvimento de materiais utilizados para trabalhar habilidades do século XXI, baseados em empreendedorismo e design thinking, por meio do ensino de programação, robótica e maker utilizando, por exemplo, Micro: bit, Construct e LEGO® Education. Qualificada em inglês como Segunda Língua (ESL) e educação.
Participações e Publicações
- Participou do projeto “Fostering Creative Computing in Brazilian Public Schools” com o MIT – Media Lab, incluindo a visita de uma semana no MIT em 2017. Visite o site da viagem AQUI.
- Apresentação “Ensino de Programação para Crianças com Scratch e Pensamento Computacional” na “Conferência Scratch Brasil 2017”, USP-SP– AQUI;
- Participação do PED na Unicamp – FT em 2020 no curso de Programação Orientada a Objetos – AQUI;
- Relatório Técnico sobre “O que é Pensamento Computacional”, elaborado juntamente com a equipe do LIAG em 2021 – AQUI;
- Dissertação de mestrado: Modelo de Classificação de Métodos Educacionais que promovem O Pensamento Computacional – AQUI;
- Participou do curso de Metodologias Ativas e Educação Hibrida no Mackenzie em 2020 – AQUI;
- Participou de um treinamento na Unicamp sobre como elaborar uma revisão bibliográfica eficiente utilizando a Scopus em 2020 – AQUI;
- Publicou o artigo “Study and application of mortar with residues of Expanded Polystyrene” no International Journal of Development Research em 2018 – AQUI;
- Participou do Evento Tecnologia em Foco na Unicamp em 2016 – AQUI.