Criatibits
O Criatibits é um kit com materiais que propõem atividades livres para aprendizagem de computação e tecnologia por meio da criatividade. As crianças interagem com materiais que já fazem parte de seu cotidiano, como massinha, tinta e lápis, para dar vida à suas ideias por meio da tecnologia.
Desenvolvimento de Maquetes
É o método que propõe mostrar que é possível a integração entre materiais inovadores de baixo custo e recicláveis com tecnologia. Desenvolvendo maquete robóticas para buscar um ambiente escolar moderno que motive e incentive crianças e jovens. Dando a oportunidade para as escolas inserirem mais tecnologias em seu ambiente acadêmico.
Era Uma Vez
Este projeto apresenta uma proposta de um conjunto de seis aulas, compostas por dinâmicas, teorias e práticas, fazendo uso da ferramenta de programação Scratch .
As aulas foram elaboradas a partir de uma temática infantil, o conto da Chapeuzinho Vermelho, e o trabalho da arte gráfica é original do projeto. O conjunto de aulas de programação, estipulado para crianças de 10 a 13 anos de idade, pode ser aplicado em um contexto formal de ensino, em escolas que tenham carga horária específica para ensino de conteúdo computacional ou em atividades fora do contexto formal da escola, em ambientes diferentes de aprendizado, como oficinas de programação.
MontaMática
A MontaMática é uma metodologia de ensino desenvolvida através de um projeto de Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, que teve por objetivo uma proposta de ensino diferente, trazendo a tecnologia para dentro da sala de aula.
A metodologia aborda o ensino de matemática no Ensino Fundamental e propõe o uso de robôs para que a aula se torne mais atrativa, visto que segundo as pesquisas realizadas o problema principal no aprendizado da disciplina é gerado pelo desinteresse dos alunos com as aulas teóricas.
Os robôs utilizados no processo são parte de linha LEGO Mindstorms, desenvolvidos pela renomada linha de brinquedos justamente para o auxílio no ensino por meio do estímulo do raciocínio lógico.
Scratch
O site “Raciocinando E<>! Blocos” é um espaço para demonstrar a pesquisa, o desenvolvimento de produtos e processos voltados a atividades de Aprendizagem Criativa. Inclui pesquisas de Graduação, Mestrado e Doutorado realizadas no escopo do Grupo do LIAG (Laboratório de Informática Aprendizagem e Gestão) da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP. Os integrantes do LIAG promovem também atividades de extensão destas pesquisas para a sociedade, em especial para o público escolar.
Oficinas Maker com Professores
SITE EM CONSTRUÇÃO
Aprendizagem Criativa
Busca pelo encorajamento das escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental para criar e inovar com tecnologia. Usando a linguagem Scratch e uma combinação de LEDs, baterias, motores, placas de computador (como Arduino), materiais recicláveis e para atividades manuais, a meta é habilitar os estudantes a criar arte interativa, estórias multimedia, simulações, jogos e outros projetos que sejam significativos para eles e suas comunidades.