O curso foi produzido pelo grupo Lcorp e tem a intensão de ensinar a como criar jogos educativos com as ferramentas do Scratch 2.0.
Aula 01 – Jogo do Crachá |
Objetivo: O objetivo deste primeiro jogo (Jogo do Crachá) consiste em mostrar na interface uma palavra e colocar diversas letras à disposição para que a criança replique a mesma palavra com o uso dessas letras. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Apresentação inicial |
2 min |
2 |
Breve introdução sobre variáveis e plataforma Scratch |
10 min |
3 |
Desenvolvimento do jogo |
20 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
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Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
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CRÉDITOS: LCorp: Diogo Silveira dos Santos, João Vitor Izael Souza, João Vitor Oliveira de Melo, Luiz Otávio de Oliveira Silva, Pedro Henrique Carreto Morais |
Aula 02 – Jogo Caça ao Tesouro |
Objetivo: O objetivo deste segundo jogo (Jogo da Caça ao Tesouro) consiste em procurar pistas escondidas nos cenários para encontrar o tesouro final. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Apresentação inicial |
2 min |
2 |
Glossário e Recapitulação |
5 min |
3 |
Condução e explicação da atividade através do roteiro Notion |
20 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
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CRÉDITOS: LCorp: Diogo Silveira dos Santos, João Vitor Izael Souza, João Vitor Oliveira de Melo, Luiz Otávio de Oliveira Silva, Pedro Henrique Carreto Morais |
Aula 03 – Jogo para contar até 30 |
Objetivo: O objetivo deste terceiro jogo (Jogo para Contar até 30) é estimular o raciocínio do aluno com número de 1 a 9 na tela em que é necessário arrastá-los até um recipiente e com isso somar o valor total 30. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Apresentação inicial |
2 min |
2 |
Glossário e Recapitulação |
5 min |
3 |
Condução e explicação da atividade através do roteiro Notion |
10 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
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CRÉDITOS: LCorp: Diogo Silveira dos Santos, João Vitor Izael Souza, João Vitor Oliveira de Melo, Luiz Otávio de Oliveira Silva, Pedro Henrique Carreto Morais. |
Aula 04 – Encontre o Wally |
Objetivo: O objetivo deste quarto jogo (Encontre o Wally) é encontrar o personagem Wally em meio a cenários com uma poluição visual considerável. Quando identificado, deve-se clicar no Wally e avançar de fase. A cada fase o nível é dificultado. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Orientações iniciais |
2 min |
2 |
Glossário e Recapitulação |
5 min |
3 |
Condução e explicação da atividade através do roteiro Notion |
8 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
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Aula 05 – Jogo dos 7 erros |
Objetivo: O objetivo deste quinto jogo (Jogo dos 7 erros) é encontrar itens faltantes nos cenários. Para cada item faltante, o aluno deve clicar no espaço em branco correspondente e assim assinalar o erro e marcar pontos. A cada fase o nível é dificultado. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Apresentação inicial |
2 min |
2 |
Glossário e Recapitulação |
5 min |
3 |
Condução e explicação da atividade através do roteiro Notion |
15 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
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CRÉDITOS: LCorp: Diogo Silveira dos Santos, João Vitor Izael Souza, João Vitor Oliveira de Melo, Luiz Otávio de Oliveira Silva, Pedro Henrique Carreto Morais. |
Aula 06 – Jogo de Reciclagem |
Objetivo: O objetivo deste sexto jogo (Jogo da Reciclagem) é estimular o aluno com a reciclagem correta do lixo. Para cada resíduo exibido, há uma lixeira correspondente para que se descarte. Ao selecionar o resíduo e arrastar para a lixeira correta, é somado um ponto para o jogador. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Apresentação inicial |
2 min |
2 |
Glossário e Recapitulação |
5 min |
3 |
Condução e explicação da atividade através do roteiro Notion |
15 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
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CRÉDITOS: LCorp: Diogo Silveira dos Santos, João Vitor Izael Souza, João Vitor Oliveira de Melo, Luiz Otávio de Oliveira Silva, Pedro Henrique Carreto Morais. |
Aula 07 – Jogo da Tabuada |
Objetivo: O objetivo deste sétimo jogo (Jogo da Tabuada) é estimular a aprendizagem e raciocínio do aluno. São exibidos, de maneira aleatória, dois números na tela entre 0 e 9 e o jogador deve escrever o resultado de sua multiplicação. |
Atividade |
Tempo estimado |
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1 |
Apresentação inicial |
2 min |
2 |
Glossário e Recapitulação |
5 min |
3 |
Condução e explicação da atividade através do roteiro Notion |
10 min |
4 |
Finalização e Agradecimentos |
3 min |
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CRÉDITOS: LCorp: Diogo Silveira dos Santos, João Vitor Izael Souza, João Vitor Oliveira de Melo, Luiz Otávio de Oliveira Silva, Pedro Henrique Carreto Morais. |