Antes de iniciar ler este tutorial é recomendável  verificar na aba Arduíno como usá-lo.

Objetivo

Esta maquete simula um prédio de 3 andares com um elevador, contendo em cada um desses andares um botão e, acima, no teto do prédio, um motor de locomoção.

O objetivo era locomover o elevador para o andar desejado por meio do acionamento do botão, sensor e do motor, através do Arduino Uno. Caso o elevador pare no local adequado, uma luz de LED acenderá

Vídeo Demonstrativo.

Passo 1:

Aquisição dos materiais.

Maquete elevador.

Também foi utilizada

Um total de 1,5 m² de madeira a qual foi recortada em 0,5 m² para ser utilizada como base e o restante cortado em um tamanho de 70cm de altura e 10cm de largura, sendo estes podendo mudados conforme  a dimensão que se deseja obter da maquete.

E recomendado que o motor escolhido possua suporte a parafusos.

Passo 2:

E necessário aqui montar a estrutura física do elevador, é recomendado que ela siga este modelo.

Acima do elevador foi posicionado o motor que foi fixado utilizando restos da madeira e parafusos. no qual foi ligado um cabo (fio) que está associado a cabine do elevador, que sofrerá o movimento de descida e subida conforme, o acionamento do usuário. Ademais, na cabine do elevador deve ser posicionado um imã em sua parte superior, podendo ser de qualquer modelo. E o posicionamento dos Sensores adquiridos em cada andar, cujo irão servir para verificação da posição do elevador.

Passo 3:

A montagem do circuito está acima como é recomendado que seja feita.

Sendo em preto e vermelho os botões de acionamento de cada andar os quais  no vídeo demonstrativo estão simbolizados em verde. Em preto e cinza, são os sensores posicionados em cada andar. E em vermelho o led indicativo que está posicionado dentro da cabine, simbolizando que ela está parada no andar inicialmente indicado.

Onde as ligações devem ser feitas?? Todas as ligações estão comentandas no código Arduino.

Exemplo:

Link para download do código completo.

Passo 4:

1. Carregar o programa no arduino.
  2. Testar o circuito.
  3. Fazer a ligação no elevador.
  4. Pronto!

Dica: Seria recomendado esconder os fios ecapando o elevador com EVA e colocando os fios de modo que se posicionem atrás do elevador facilitando a futuras manutenções.

Observação.

Para testes recomenda-se utilizar o seguinte fluxograma.