Ao decorrer do tutorial que você está prestes a ler, você construirá um carrinho guiado de forma remota utilizando um celular, acessando uma página web. O tutorial é focado em ser simples e utilizar materiais de baixo custo e acessíveis. No final o resultado será conforme o vídeo abaixo!!!

 


 

Materiais

Materiais que serão utilizados na construção do carrinho.

Kit Chassi Para Robô Duas Rodas

Kit contendo chassi com as duas rodas e os dois motores e case para pilhas. Comprar

 

Driver Motor ponte-H – L298N

Este driver é ideal para projetos com Arduino e montagem de robôs em função de seu peso e tamanho reduzidos. Comprar

Módulo ESP8266 NodeMcu ESP-12E com WiFi V3

Placa que junta o ESP8266, interface USB-Serial e regulador de tensão 3,3V. A programação pode ser feita usando a IDE do Arduino via cabo micro-usb. Comprar

Protoboard 170 pontos Transparente

Excelente ferramenta para montagem e testes de circuitos eletrônicos. Comprar

65 Jumpers para protoboard – Macho / Macho

Serão utilizados paras as ligações eletrônicas. Comprar

4 Pilhas AA

Serão a fonte de energia do carrinho. Comprar

Computador e celular

Serão utilizados programar a placa e controlar o carrinho respectivamente.

Ferro de solda

Será necessário para a soldagem de alguns fios do circuito.

 


 

Software

Estes são os softwares necessários para realização do projeto, faça o download de todos ou aguarde instruções para instalá-los através da IDE

  • IDE do Arduino – Download
  • Biblioteca esp8266 Arduino Core – (Instalável a partir da IDE)
  • ESP8266FS-0.4.0 – Download
  • ArduinoJSON6 – (Instalável a partir da IDE)
  • Código do carrinho – Download

 


 

Montagem da placa

Agora você vai ver como ligar os componentes e como montar o mesmo no kit chassi

  • Esquema de ligações do circuito.

  • Esquema de montagem do circuito junto a base do carrinho (frente e verso).

 


 

Montagem do chassi

Esta parte é opcional, mas com certeza vai deixar seu projeto mais interessante, pois vamos te ensinar a montar um chassi para seu carrinho e deixa-lo ainda mais bonito

1° Passo: Faça o download do PDF e imprima.

2° Passo: Siga os seguintes passos para realizar a montagem das peças.

 Cole o modelo do chassi baixado em um papelão 
 Utilize uma tesoura para recortar as peças, corte seguindo as linhas continuas
 Se você quiser, utilize um estilete par fazer os cortes internos
 Ao final desse processo você devera ter duas laterais, duas rodas, dois paralamas, um teto, um porta-malas e um capo
 Agora dobre as peças nas linhas tracejadas, utilize uma régua para facilitar o processo
 Vamos começar juntando a roda com o para-lama, cole um dos para-lamas sobre uma das rodas como mostra na figura ao lado
 Repita o processo para a outra roda e reserve
 Cole o porta-malas na traseira de uma das laterais
 Agora cole o capo na frente da mesma lateral
 Faça o mesmo com o teto do carrinho
 Cole a outra lateral 
 Agora é só colar as duas rodas conforme a figura ao lado
 Use a criatividade e de uma estilizada no seu chassi, isso com certeza vai dar uma cara unica ao seu projeto !!
 Depois disso é só encaixar o seu chassi com a montagem da placa feita anteriormente

 


 

Botando o carrinho para andar!

Finalmente vamos botar a mão na massa e programar! Fique atento as orientações de configuração de ambiente e em como configurar seu carrinho

Configuração do Ambiente

1° Passo: Instale a IDE Arduino a partir do link da lista de softwares.
2° Passo: Na IDE Arduino vá em File -> Preferences.

3° Passo: Cole o seguinte link (https://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json) no campo conforme a imagem abaixo:

4° Passo: Na IDE Arduino vá em Tools -> Board: “<nome da placa>” -> Boards Manager… e busque por esp8266, após buscar clique em instalar na biblioteca conforme imagem abaixo:

obs: Provavelmente o nome da placa vai ser arduino uno

5° Passo: 3 – Na IDE Arduino vá em Tools -> Board: “<nome da placa>” e selecione a board “NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module)”.
6° Passo: Localize a pasta onde a IDE Arduino foi instalada (Botão direito no atalho da IDE e clique “Abrir local do arquivo”).

7° Passo: Estando na pasta da IDE Arduino abra a pasta “tools” e descompacte o arquivo “ESP8266FS-0.4.0” dentro da pasta. A seguinte opção aparecerá na IDE indicando que o passo anterior foi feito com sucesso:

8° Passo: Na IDE Arduino Clique em (Sketch -> Include Library -> Manage Libraries) ou (Ctrl + Shift + I)

9° Passo: Busque por ArduinoJSON e clique em instalar na biblioteca ArduinoJSON conforme a imagem abaixo:

10° Passo: Conecte o arduino na USB do computador, vá em “Tools -> Port” e selecione a porta respectiva que aparecerá após conectar o Arduino:

 


 

Vamos para a parte do código!

Neste projeto temos o nodeMCU atuando como um servidor de arquivos HTML e o celular exibindo uma página web como um cliente, na página web temos um joystick feito usando a biblioteca nippleJs.

O celular enviará a posição do joystick no formato JSON para o NodeMCU com o protocolo HTTP através do XMLHTTPRequest. Por isso, foi necessário o upload da pasta data contendo a página index.html e o code.min.js.

Em relação a programação do carrinho, o código consiste em criar um hotspot wifi com SSID e senha, servir os dados para o cliente e esperar pelos dados JSON da movimentação feita pelo joystick usando a biblioteca NodeMotorDriver para fazer a movimentação dos motores. No código, podemos ver a função “startServer” como a responsável por servir os arquivos estáticos para o cliente

1° Passo: Descompacte o arquivo do código do carrinho em uma pasta de fácil acesso.
2° Passo: Na IDE do Arduino vá em (File -> Open) ou (Ctrl + O)
3° Passo: Selecione o arquivo “sketch_apr21b_carrinho.ino” no caminho “\CCarinho-master\sketch_apr21b_carrinho”
4° Passo: Na IDE do Arduivo vá em (Sketch -> Show Sketch Folder) ou (Ctrl + K)
5° Passo: Copie a pasta data do caminho “\CCarinho-master” para dentro da pasta que abriu no passo anterior.
6° Passo: Agora é só clicar em (Tools -> ESP8266 Sketch Data Upload) para fazer o upload para a placa.

Sendo assim, agora é só conectar o celular na rede WiFi do NodeMCU e abrir o navegador no IP do NodeMCU. Feito isso o carrinho passa a responder aos comandos do joystick.

 


 

Controlando o carrinho

Agora que já colocamos o código na placa, podemos começar a controlar o carrinho

1º Passo: conecte-se na rede “Carrinho”
2º Passo: acesse a url:  “192.168.4.1” no celular

 


 

Pronto, projeto finalizado!

Esse tutorial teve como propósito demonstrar utilizando um NodeMCU, um pouco de código e uma pitada de criatividade e imaginação como é possível criar algo único e divertido sem complicação e com poucos recursos. Esperamos que tenha sido um processo fácil de acompanhar, confira o resultado do carrinho após a finalização.

 

Este projeto foi desenvolvido por: Bruno Renzo, Giovanni Ferreira, Jefferson Zagui, João Portuense e Matheus Baroni