A família Arduino no ano de 2020 ganhou uma linha “profissional”, batizada de Portenta (que vem do latim portentum, que significa “monstro”). Essa família é composta por placas que tem um alto poder de processamento, contanto com microprocessador, no lugar de um microcontrolador. Outra vantagem, proveniente dessa capacidade computacional, é o uso de linguagens de alto nível, como Python (MicroPython) e JavaScript. 

Toda a linha é também preparada para utilizar interfaces de comunicação sem fio (ideal para aplicações de Internet das Coisas) e até a capacidade de manter um sistema operacional e o uso de bibliotecas de Aprendizagem de Máquina. 

Atualmente a linha conta com as seguintes placas: 

  • Portenta H7: conta com um processador Dual Core, podendo rodar aplicações em linguagem de alto nível e uso de Inteligência Artificial. Possui também uma versão “lite”, que não possui suporte à vídeo e outras funcionalidades relacionadas à segurança; 
  • Portenta Vision: além das capacidades da H7, vem equipada com recursos de câmera, podendo rodar aplicação que usem Visão Computacional. Possui também uma versão que utiliza o protocolo LoRa (Long Range), que alcança longas distância com baixo consumo de energia; 
  • Portenta Breakout: possui todas as funções da versão H7, mas possui uma arquitetura que permite anexar novas recursos à placa, para projetos específicos. 

Para conhecer mais sobre a família é possível acessar maiores especificações no site oficial do Arduino. No portal Embarcado também há um artigo com maiores detalhes do projeto H7.