Resumo:
Este setor do LIAG – (Laboratório de informática, Aprendizado e gestão) tem como objetivo experimentar um processo de desenvolvimento de maquetes robóticas, que podem ser integradas a educação no Brasil. Embora a informática tenha atingido a área da educação, na maioria dos casos não é aplicada da maneira mais ideal. Percebe-se que há falta de estímulos e desinteresse a respeito do tema. Esta página apresentam o passo a passo de todo o desenvolvimento das maquetes e oferece a possibilidade das escolas acompanharem as transformações tecnológicas reaplicando elas ao ambiente de ensino.
Objetivo:
O objetivo é experimentar um processo de criação de maquetes robóticas com a função de apresentar uma oportunidade de as escolas integrarem mais tecnologias em seu ambiente acadêmico e aumentar a interação entre alunoeducador-tecnologia. Para atingir o objetivo proposto, serão apresentadas as etapas do desenvolvimento, os materiais e software utilizados.
Como?
Criando materiais didáticos tecnológicos apropriados, todo o passo a passo do desenvolvimento é demonstrado e aliado a ele foi criado uma tabela de sugestões de diferentes métodos de aprendizagens. Seu principal motivo é mostrar um exemplo de plano de aula através das interações desses métodos, aplicando de maneira adequada à diferentes níveis, básico, mediano, difícil e avançado.
Porque é importante?
A influência da informática na educação vem crescendo de acordo com a necessidade da adaptação das escolas e de incentivos apropriados. O uso adequado da informática pelas escolas, com boas aulas e materiais adequados, pode criar uma série de oportunidades de desenvolvimento e organização na construção de um ensino de qualidade, que desperte o interesse pela busca de conhecimento. Com ela, é possível se comunicar, pesquisar, criar desenhos, efetuar cálculos, simular fenômenos, e muitas outras ações.
“A escola deve estar preparada para acompanhar as transformações tecnológicas da sociedade e, consequentemente, preparar os jovens para que possam ser inseridos nessa sociedade” (PAPERT, 2008).
MAQUETES: