LIVEWORKSHEETS
lieworksheets

A plataforma Liveworksheets permite transformar os trabalhos tradicionais em exercícios interativos, com auto-correção direta do próprio site. Os alunos podem realizar as atividades e enviar as suas respostas para o professor. Isto é bom para os estudantes, por conta da motivação ao estudo de uma maneira mais dinâmica, e para o professor, pelo interesse dos seus alunos e até mesmo a economia de tempo, sem contar os benefícios ao meio ambiente por conta da não utilização de folhas físicas.

As folhas de trabalho interativas aproveitam ao máximo as novas tecnologias aplicadas à educação: podendo incluir sons, vídeos, exercícios de juntar com setas, múltipla

escolha e até exercícios de fala, que os alunos devem fazer utilizando o microfone do seu aparelho, sendo computador ou um dispositivo móvel (celulares, tablets).

Como utilizá-la?

Dentro da plataforma, podem-se desenvolver novas atividades como um autor próprio, ou até mesmo utilizar exercícios que já foram disponibilizados por outros educadores, sendo elas de diversas disciplinas e idiomas, para influenciar e estimular o aprendizado dos alunos

Como fazer as próprias folhas de trabalho interativas?

Basicamente, posta-se o seu documento (doc, pdf, jpg, entre outros), podendo ser postadas 10 folhas de trabalho por dia, e o mesmo será convertido numa imagem. Depois apenas introduzir as alternativas com as respostas corretas. Para colocar exercícios diferentes como arrastar e ligar, juntar-se com setas, exercícios de fala, etc, o site tem uns tutoriais muito simples para auxiliar no processo para que o educador consiga fazê-los.

Existe algum limite de uso?

Caso o desenvolvedor da atividade opte por compartilhar os seus exercícios na plataforma, ou seja, deixá-los públicos, não existe nenhuma limitação. Caso a escolha seja manter suas folhas de trabalho privadas, existe um limite de 30 folhas de trabalho.

Vale lembrar que não se pode compartilhar folhas de trabalho retiradas de outros sites da web, digitalizadas a partir de livros ou que incluam qualquer conteúdo protegido por direitos autorais sem autorização. Dentro da plataforma existe um termo de utilização onde todas as limitações são explicadas

Como obter as respostas dos alunos?

Existem duas formas diferentes:

A mais simples, os alunos abrem a folha de trabalho, fazem os exercícios e clicam em “Finish” (finalizar). Depois selecionam “Enviar as minhas respostas ao professor” e introduzem o seu e-mail (ou senha). Depois o desenvolvedor da tarefa receberá uma notificação no seu e-mail, e poderá verificar todas as respostas dos seus alunos na sua caixa de entrada. Não há limite no número de folhas de trabalho que os seus estudantes podem enviar, mas todas as suas respostas serão apagadas após 30 dias de envio.

A opção mais complicada, porém melhor: os educadores podem fazer os seus próprios livros de trabalho interativos, e adicionar as suas folhas de trabalho favoritas (as suas próprias ou compartilhadas por outros professores). Depois tem de registar os seus alunos (eles podem também registrar-se com a sua senha) e atribuir a eles os livros de trabalho. Depois disso, os alunos podem abrir as fichas de trabalho com o seu nome de utilizador e palavra-chave e fazer os exercícios. Podem verificar os seus trabalhos em qualquer momento, atribuir tarefas de casa e adicionar comentários ou notas.

Os estudantes podem opcionalmente registrar o seu e-mail para receber notificações dos seus trabalhos de casa e comentários do professor.

Os livros de trabalho interativos são personalizáveis, permitem o feedback dos professores e salvam as respostas de todos os seus alunos por tempo ilimitado. Por estas razões, a opção recomendada pela plataforma é a “mais complicada”.

Existem limites nas fichas de trabalho interativas?

Existem alguns limites, mas para a maioria dos professores não constituem qualquer problema: podem ser feitos até 10 livros de trabalho interativos (com 120 páginas cada) e inscrever até 100 alunos. Isto significa que pode guardar até 120000 respostas diferentes de estudantes na sua conta, gratuitamente.

Caso necessite de mais estudantes, mais livros de trabalho ou mais folhas de trabalho privadas, pode-se pagar uma assinatura premium para aumentar estes limites, os planos de assinatura estão disponíveis dentro da plataforma.

Pode adicionar as minhas folhas de trabalho interativas da autoria do educador a um próprio website ou blog?

A plataforma permite sim, até mesmo as de outros professores (se eles permitirem esta opção). Basta abrir a folha de trabalho e clicar em “Incorporar no meu site web ou blog”, aí receberá o código para inserir no seu website.

Referências

• SKILL.ED. Conheça as vantagens das plataformas interativas de ensino. 2020. Disponível em:

https://www.skilled.com.br/blog/gestao-escolar/conheca-as-vantagens- das-plataformas-interativas-de-ensino. Acesso em: 19 maio 2021;