LEGO
image-3

A empresa LEGO é referência no mundo da robótica e na educação, então por onde começar, senão explicando um pouco sobre a maior empresa do segmento?

O sistema de brinquedos LEGO se baseia em partes que se encaixam, permitindo combinações quase que infinitas. A ideia foi criada em 1934 pelo dinamarquês Ole Kirk Kristiansen, que fabricava os produtos em plástico.

Em fevereiro de 2015, a marca LEGO foi considerada a mais poderosa do mundo, de acordo com estudos realizados pela Brand Finance, empresa de consultoria especializada.

A ideia para os brinquedos surgiu em 1930, com uma pequena empresa familiar, alcançando o sucesso na década de 60, onde conseguiu grande expansão nas décadas posteriores. O criador utilizou a fusão de duas palavras dinamarquesas para chegar ao nome LEGO: leg godt, que significa “brincar bem”.

Atualmente o Grupo LEGO conta com mais de 10000 funcionários em mais de 140 países, ocupando assim, a posição de líder absoluta no segmento mundial de brinquedos para crianças, voltados principalmente para a faixa etária de 3 meses a 16 anos de idade.

Nos tempos atuais, os produtos LEGO são encontrados em massa em grandes institutos de educação e em diversos países, desde a pré-escola, onde as linha tradicionais do produto estimulam a concentração e criatividade, até às universidades, onde temos as linhas LEGO Technic e LEGO Mindstorms, que permitem aos estudantes se aventurarem dentro do mundo do design, robótica e mecatrônica.

O departamento educacional LEGO foi criado em 1980, em parceria com o MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Porém, foi apenas em 1998 que a LEGO Education ingressou no Brasil por meio da Edacom Tecnologia, que atualmente é conhecida por ZOOM Education for Life. Além disso, existe também o Projeto Stop Motion na cidade de Paulínia, a maior escola LEGO do país.

LEGO MINDSTORMS

Uma iniciativa muito interessante na área da robótica voltada para educação partiu da empresa dinamarquesa de brinquedos LEGO que criou o LEGO Mindstorms Education EV3 que faz parte da iniciativa educacional da empresa, o LEGO Education.

O Mindstorms surgiu de uma parceria entre o grupo LEGO e o Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O produto é composto por um conjunto de peças que mescla as peças tradicionais dos brinquedos, com o LEGO Technic que é composto por tijolos vazados, motores, eixos, engrenagens, polias e correntes, e para integração dessas peças são utilizados sensores que podem ser controlados por um processador programável. Com esse conjunto de peças é possível criar robôs simples capazes de executar ações previamente programadas.

O intuito deste produto é ajudar crianças e jovens a se desenvolverem intelectualmente utilizando o pensamento computacional e serve como um estímulo à criatividade e a solução de problemas do cotidiano e . Além disso, atualmente o Mindstorms também funciona como uma introdução ao mundo da robótica que evoluiu muito desde a criação do produto, sendo possível com ele o desenvolvimento de projetos de pequeno e médio porte.

Tudo isso pode ser controlado por meio do Robotic Command Explorer (RCX), onde é possível programar os sensores do robô, que podem ser de luminosidade, temperatura, cor, compasso e toque. O RCX pode ser utilizado em computadores e até mesmo smartphones para controlar o respectivo robô.

Figura 1 – Robô LEGO Mindstorms
Fonte: https://www.infoescola.com/tecnologia/lego-mindstorms/

Por ter parceria com o Media Lab do MIT, o estilo de programação para o Mindstorms é feito de maneira semelhante ao App Inventor e Scratch, ou seja, programação em bloco.

Figura 2 – Programação em blocos para o comando dorobô
Fonte: https://www.gratispng.com/png-5hq8g7/

Existem competições para equipes de robótica na categoria de LEGO – Mindstorms, normalmente são utilizados robôs semelhantes a carros para seguir linha a partir dos seus sensores, com o objetivo de desviar dos obstáculos e concluir o percurso no menor tempo possível.

Figura 3 – Robô LEGO Mindstorm seguidor de linha
Fonte: https://equipepuzzle.blogspot.com/2012/11/dicas-de-robotica-tutorial-robo-nxt.html

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lego

https://woodrobotics.com.br/o-papel-da-robotica-educacional-no-ensino-fundamen tal/

https://escolasdisruptivas.com.br/steam/o-que-e-robotica-educacional-e-como-imp lantar-na-escola/

https://pt.wikipedia.org/wiki/LEGO_Mindstorms