Tecnologias na educação
tecnologia-na-educacao

Muitos professores consideram o uso da tecnologia como algo a ser combatido, já que o meio digital é, em muitos casos, o motivo da perda de atenção dos alunos em sala de aula. No entanto, as inovações tecnológicas trazem verdadeiras ferramentas de trabalho para se ter ao lado na hora de lecionar, sendo grandes aliadas na educação e na otimização das aulas. Já existem programas capazes de elaborar simulados e corrigi-los por meio da TRI (Teoria da Resposta ao Item), o que tira um peso das costas dos professores, evitando um trabalho extremamente manual e exaustivo, principalmente quando são turmas com muitos alunos. Programas de verificação de plágio são outro tipo de ferramenta que pode auxiliar muito no trabalho de correção e avaliação. Sem falar no uso de materiais mais visuais para deixar as aulas mais dinâmicas e atraentes, usando ou incorporando outras plataformas para exibir seu conteúdo.

Figura 1

(Fonte : O Mínimo que Você Precisa Saber sobre Tecnologia na Educação)

Aplicações para fins acadêmicos : Geogebra, Copyspider e Wolfram Alpha

Para otimizar o aprendizado no ensino superior, existem diversos programas online ou para download gratuito disponíveis com recursos que facilitam a vida dos alunos na hora dos estudos acadêmicos. São programas que ajudam na comunicação entre colegas e professores, ajudam a fixar conhecimentos essenciais e facilitam o aprendizado.

Geogebra

GeoGebra é um software de matemática dinâmica que agrupa conceitos de geometria e álgebra em uma mesma GUI (interface gráfica do utilizador) . Geogebra é escrito em linguagem Java, nos termos da GNU General Public License com distribuição livre, o que permite aos usuários ter acesso em diversas plataformas.

Algumas características importantes:

  • Interface eficiente, com vários recursos sofisticados;
  • Permite realizar construções geométricas com a utilização de pontos, retas, segmentos de reta, polígonos etc.
  • Permite inserir funções e alterar todos esses objetos dinamicamente, após a construção estar finalizada. Equações e coordenadas também podem ser diretamente inseridas.
  • Disponível em vários idiomas para milhões de usuários em torno do mundo;
  • Software gratuito e de código aberto.

Ao representar o gráfico de uma função na tela, outras janelas se abrem e mostram a respectiva expressão algébrica e, por vezes, outra janela com uma tabela contendo as coordenadas de alguns pontos que pertencem ao gráfico. As mudanças no gráfico imediatamente são visualizadas na janela algébrica e na tabela de pontos. É a apresentação do dinamismo de cenários que permitem ao professor e aluno fazer conjecturas e testar hipóteses. O programa reúne as ferramentas tradicionais de geometria com outras mais adequadas à álgebra e ao cálculo. Isto traz a vantagem didática de representar, simultaneamente e em um único ambiente visual, as características geométricas e algébricas de um mesmo objeto.

Figura 2 – Logo Geogebra

(Fonte: GeoGebra: Facilitando o aprendizado da Função Quadrática através do software)

Figura 3 – Algumas opções de ferramentas do Geogebra

Figura 4 – Algumas opções de ferramentas do Geogebra

CopySpider

O CopySpider é uma ferramenta freeware que testa documentos, verificando se existem cópias do mesmo disponíveis na internet. Resumidamente essa ferramenta pode ser considerada como um verificador de plágio.

Um documento é considerado cópia quando o autor copia, adapta ou transcreve trechos de outros documentos sem apresentar as citações bibliográficas de acordo com a norma. O CopySpider foi projetado para ser ágil e preciso na identificação de documentos semelhantes disponíveis na internet.

Figura 5 – Exemplo do CopySpider

(Fonte: https://copyspider.com.br/main_images/page/cs_screenshot_3_pt_br.png)

A utilização dessa ferramenta é bem simples, primeiro você faz seu cadastro e faz o download do freeware. Após completada a instalação é só colocar seu e-mail de cadastro na guia “E-mail” e anexar seu arquivo ou arquivos para revisão. Quando a revisão for feita o programa retornará um relatório que o usuário pode abrir e ver onde foram detectados os plágios em seus documentos e de onde foram plagiados. Além de arquivos, dentro do software você pode depositar o link do texto que você deseja verificar, que o CopySpider vai realizar o processo.

O CopySpider possui uma versão Professional com recursos voltados à produtividade de avaliação de uma grande quantidade de documentos (processamento em lotes).

A versão freeware atende, principalmente, alunos e suas demandas por certificação. Caso a Instituição de ensino tenha interesse na versão Professional, deve entrar em contato com o CopySpider por meio da página de contato.

Como vantagens do aplicativo podemos citar a facilidade na utilização do mesmo, resposta da pesquisa precisa e de maneira rápida, além da possibilidade de buscar mais de um texto por vez. Como desvantagem tem-se a necessidade de realizar cadastro na plataforma, porém o mesmo pode ser feito de maneira rápida e fácil.

Wolfram Alpha

A ferramenta do Wolfram Alpha é um mecanismo computacional, apesar de muitas vezes ser confundida com uma ferramenta de pesquisa, como o Google, mecanismo de busca padrão presente em muitos navegadores. Muito disso se deve à plataforma, que é um serviço online que responde diversas perguntas rapidamente e diretamente, baseando-se em processamentos de respostas, que são extraídas de base de dados estruturados, ao contrário dos buscadores como o Google, que oferecem uma lista com diversos “achados” na rede de acordo com a pergunta requisitada no buscador.

A plataforma do Wolfram Alpha foi anunciada em 2009 pelo físico Stephen Wolfram, que é baseada 100% em outra plataforma do grupo Wolfram Research, o software Mathematica (este, possivelmente muito mais íntimo dos universitários e alunos vestibulando), que realiza cálculos matemáticos dos mais diversos, abrangendo por exemplo: álgebra computacional, computação simbólica e numérica, visualização e recursos de estatística, etc. Todos os dados são coletados dos mais diversos sites acadêmicos para o levantamento das informações que são disponibilizadas pelo software.

O mecanismo Wolfram Alpha, é capaz de realizar pesquisa nas mais diversas áreas, como pode ser observado nas figuras abaixo, como matemática, estatística, finanças, geografia, nutrição e etc. Sendo assim, todas as respostas que o software encontra são analisadas pela empresa mãe: Wolfram Research, na qual pode limitar e controlar as informações disponíveis para a plataforma, gerando respostas e resultados mais confiáveis para as questões redigidas no site. Para fins de conhecimento geral, é possível requisitar que o site lhe envie via e-mail as fontes e referências utilizadas para determinação das respostas por parte da plataforma.

Falando mais na parte técnica, o Wolfram Alpha conta com mais de 15 milhões de linhas de código e roda em mais de 10000 CPUs para nos disponibilizar os resultados requisitados. Conta atualmente, também, com centenas de datasets, com por exemplo, todo

um histórico do clima atual e passado. Um exemplo de dataset que o Wolfram Alpha pode utilizar é o Facebook do usuário, onde, uma vez autorizado, o software retorna à pessoa um relatório contendo diversas informações da mesma, como frequência de palavras utilizadas em status, distribuição de idade dos amigos, e até mesmo a quantidade de homens e mulheres do seu perfil em algum tipo de relacionamento.

Apesar de, como dito anteriormente, o Wolfram Alpha não ser um buscador de browser, a empresa possui parceria com o mecanismo de busca Bing da Microsoft e DuckDuckGo, por exemplo. A parceria mais recente firmada foi com a Apple, com o propósito de apresentar retorno aos usuários para as perguntas realizadas à Siri, e funciona de forma bem simples, é basicamente apenas “chamar por Wolfram” na assistente pessoal da Apple.

Ainda na linha mobile, o Wolfram apresenta o aplicativo para Smartphones, onde é possível realizar basicamente tudo que se pode fazer no site, de forma mais dinâmica, na palma da mão do usuário, sendo uma alternativa excelente para estudantes, por exemplo. O Wolfram Mathematica é um aliado de longa data de discentes ao redor do mundo todo.

(Fonte: Wolfram|Alpha: Computational Intelligence)

(Fonte: Wolfram|Alpha: Computational Intelligence)

(Fonte: Wolfram|Alpha: Computational Intelligence)

(Fonte: Wolfram|Alpha: Computational Intelligence)

FONTES:

~:text=Benefícios%20da%20tecnologia%20para%20os%20alunos&text=É%2 0muito%20mais%20fácil%20utilizá,do%20que%20tentar%20excluí-las.&text= Os%20alunos%20possuem%20cada%20vez,tempo%20de%20estudo%20ma is%20complicado.