Programação e GitHub – Aula 5
aula 5 github

Lógica de progamação e GitHub no ACT – Aula 5

Introdução à lógica de programação: realizar a soma de dois números

Na aula anterior, foi estudado sobre as variáveis e que elas são capazes de armazenar valores. A partir disso, é possível realizar operações matemáticas. Vamos ver um exemplo de como realizar a soma de 2 números e exibir o resultado para o usuário.

Inscreva-se no canal!

Na aula anterior, foi estudado sobre as variáveis e que elas são capazes de armazenar valores. A partir disso, é possível realizar operações matemáticas. Vamos ver um exemplo de como realizar a soma de 2 números e exibir o resultado para o usuário.

Deve-se pensar em como esse cálculo seria realizado no papel. Se alguém enuncia o seguinte:

quanto é x + y?

Como podemos descobrir o resultado?

De início, não podemos. Porém, é acrescentado o seguinte:

Se x é igual a 2  e y igual a 4, quanto é x + y?

A partir dessa informação, sabe-se que x + y é igual a 6.

A programação funciona da mesma forma, porém nós guardamos os valores nas variáveis, conforme aprendido na aula passada.

Neste sentido, para realizar a soma de dois números no Portugol, deve-se seguir os seguintes passos:

  • criar as variáveis (com o tipo e valores que elas armazenam):
inteiro numero1 = 4, numero2 = 9
  • realizar a operação.
numero1 + numero2
programa { funcao inicio() { inteiro numero1 = 4, numero2 = 9
}
}

Esse programa resolve a soma, entretanto, não conseguimos exibir o valor para o resultado. Nesse sentido, é bom armazenar o resultado em uma outra variável para poder exibi-lo com mais facilidade:

  • – declaração de variáveis:
inteiro numero1 = 4, numero2 = 9, soma
  • realiza a operação:
soma = numero1 + numero2
  • Exibe o valor para o usuário:
escreva("A soma dos valores é igual a: ", soma)
programa{ funcao inicio()
{ inteiro numero1 = 4, numero2 = 9, soma soma = numero1 + numero2
escreva ("A soma dos valores é igual a: ", soma)
}
}

Bibliografia:

http://www.decom.ufop.br/guillermo/BCC201/slides/Portugol_BCC201_2.pdf