Imagine um lugar onde você possa trabalhar com os mais diversos tipos de materiais e tecnologias: há tornos para trabalhar com metal, impressoras 3D, espaço para construir bijouterias, espaços para pintar materiais, espaços para costura, sala escura para revelar filmes fotográficos, sala de computador com os mais diversos software (incluindo Autocad), ferramentas para consertar e construir bicicletas, etc., etc.

Você pode visitar esse lugar só para conhecer. Ou pode ser um sócio e ir lá quando quiser, 365 dias por ano, 24h por dia. Ou pode até alugar um espaço e criar seu ateliê lá dentro.Este é o Artisan’s Asylum, um espaço único para fomentar a economia criativa em Cambridge. Um espaço que deveria ser copiado em toda grande cidade do Brasil.

O Artisan’s Asylum não tem foco em ensino, nem em crianças. Seu objetivo é um espaço de criatividade e inovação para jovens e adultos fora do contexto da escola. Entretanto, sua finalidade é a aprendizagem de conceitos e habilidades. As pessoas se associam ao Asylum em função da comunidade de aprendizes.

Podemos ver o Artisan’s Asylum como uma versão “para adultos e profissional” do Parts & Crafts. Este ambiente se aproxima à aprendizagem espontânea durante o desenvolvimento da criança antes de entrar na escola. O motor da busca (hard fun) é intrínseco (seja a criança que quer aprender a andar ou o adulto que quer se expressar artisticamente e/ou ter um retorno econômico).

Uma empresa dentro do Artisan’s Asylum

O espaço para descanso e conversas

Veja mais em: Blog LIAG no MIT