Visitar o Parts & Crafts foi fantástico. O que mais chamou a atenção foi o brilho nos olhos das pessoas que trabalham lá: afinal, não é esse o grande segredo dos bons educadores? Eles, realmente, amam o que fazem. E não tiveram nenhum tipo de ensino formal de pedagogia: eles indicam que aprenderam a ensinar, ensinando, da mesma forma que eles querem que as crianças aprendam fazendo.

Imagine um espaço pequeno, acanhado, onde há de tudo para se criar. Sim, de tudo. Tem máquinas de costura, tecidos, fios, botões, papéis, madeiras, ferramentas para pregar, para cortar, componentes eletrônicos e até alguns computadores. Lá, as crianças podem aprender a fazer o que quiserem, com total liberdade. Elas programam, fazem bonecos de pano, estruturas de madeira, etc.

Uma coisa marcante foi a visão de liberdade que eles defendem. Eles deixaram claro que eles não tentam ensinar. E nem tentam fazer nada perfeito. É um espaço para criar. E para motivar ainda mais as crianças, eles tentam trabalhar com coisas baratas, porque, segundo a experiência deles, as crianças sempre querem levar suas criações para casa. Duas vezes por dia as crianças se encontram para mostrar o que estão fazendo e compartilhar.

Em algumas oportunidades eles trazem especialistas em um tema e deixam as crianças observar como esses especialistas trabalham: elas aprendem assistindo esses especialistas a construir uma flauta, por exemplo, com materiais baratos (isso foi feito na nossa frente, por exemplo).

Para levar essa experiência incrível para outros lugares, eles estão criando kits vendidos pela web para quem quiser criar algo em casa. E criaram também um canal no YouTube.

A Parts & Crafts pode ser uma estratégia bem interessante, especialmente para grandes cidades do Brasil, mas para atividades extra-curriculares. Oferece um recurso inovador para a comunidade. As crianças podem se envolver em descobertas e explorações inéditas. Talvez seja a única oportunidade para certas crianças vivenciarem o prazer de aprender. . Quando comparada ao NuVu, é muito mais livre e flexível, com custo muito menor, o que faz com que este ambiente se aproxime à realidade brasileira e se torne um bom modelo para projetos no Brasil. Poderia ser muito interessante no Brasil, em especial em comunidades carentes como espaços para crianças ficarem no contraturno (dentro ou fora de escolas, em ONGs, por exemplo). É ainda mais difícil imaginar-se a integração da Parts&Crafts com o ensino formal, muito mais que a NuVu, mas neste caso a própria Parts&Crafts não indicou explicitamente nenhum interesse nesse tipo de aplicação.

Em cada canto, um monte de coisas para incentivar a criatividade da criançada

Uma flauta feita na hora, na nossa frente: muito legal

Bryce: um dos membros da incrível equipe do Parts & Crafts

Desde a entrada, o Parts&Crafts deixa claro seus objetivos

Veja mais em: Blog LIAG no MIT