O Lifelong Kindergarten (LLK) é o laboratório do Media Lab que nos recebeu lá. Tivemos muitas reuniões interessantes sobre o desafio de levar a aprendizagem criativa às escolas do Brasil.

O time do LLK é um time incrível, que consegue ser muito criativo desde sua diversidade de equipe: na foto 1 do post, além de nós, temos o professor Mitchel Resnick (de camisa branca, atrás do Scratch) que é o líder e jovens pesquisadores de todos os lugares do mundo: além de dois americanos, uma japonesa, uma indiana, uma israelense, um italiano e um brasileiro (o Leo, de camisa azul, ao lado do Scratch). Deve ser realmente fantástico poder interagir diariamente com um grupo tão diverso, internacional, com tantas visões diferentes a discutir.

Tivemos algumas atividades muito interessantes por lá. As fotos 2 e 3 são da primeira reunião que tivemos junto com o grupo. Também tivemos a oportunidade de participar do teste de um protótipo de um dispositivo para ser usado junto com Scratch, ilustrado na foto 4: foi muito interessante ver como eles trabalham em time, como avaliam as ideias e buscam sugestões. A foto 5 mostra nosso última reunião.

Scratch é, sem dúvida, o grande “logo” do LLK. Mas é importante ressaltar-se que o foco é usá-lo como ferramenta para levar a aprendizagem criativa às escolas. Ensinar Scratch, da forma tradicional das escolas, não está alinhado com os objetivos do LLK.

Um dos objetivos de nossa visita foi levar a realidade de nossas escolas para o time do LLK: eles não estão acostumados com a restrição de equipamentos nas escolas, Internet lenta, a indisponibilidade de dispositivos móveis, etc., problemas bem comuns aqui no Brasil. Como nós praticamos, frequentemente, atividades em escolas públicas, conhecemos com muito mais propriedade essa realidade.

Foto1: Delegação brasileira e time do LifeLong Kindergarten no nosso primeiro dia.

Foto 4: Cecilia, Ann e Valente participando do teste de um dispositivo

Foto 5: Todo o time do Brasil e Resnick em nossa última reunião no Media Lab