Github + Tecnica de Programação utilizando o Portugol Studio.
O curso foi produzido pelo grupo Merge do projeto ACT da Unicamp Limeira. E tem o objetivo de ensinar as noções básicas de lógica de programação e GitHub, de forma acessível a pessoas que não são da área, especialmente professores que precisem ensinar esses conceitos a alunos do ensino fundamental ou médio.
Aula 1 – Objetivos do curso e porque utilizar o GitHub |
O objetivo desse curso é ensinar as noções básicas de lógica de programação e GitHub, de forma acessível a pessoas que não são da área, especialmente professores que precisem ensinar esses conceitos a alunos do ensino fundamental ou médio. Para ensinar os conceitos de programação, após as explicações teóricas, aplicaremos tais conhecimentos através da ferramenta Portugol Studio. Tal plataforma foi desenvolvida para auxiliar o aprendizado de programação para falantes do idioma português e sua sintaxe é baseada em linguagens como C e PHP. |
Acesse o post completo da aula aqui |
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
Aula 2 – Adicionar projeto existente ao GitHub + o que é Open Source |
Após criar sua conta no GitHub, você tem a possibilidade de adicionar à sua conta GitHub projetos que você já fez, mas estão disponíveis apenas na sua máquina.
Open Source é o termo que categoriza um código projetado para ser acessado abertamente pelo público com o objetivo de ser desenvolvido de forma colaborativa. A ideia é que todos os membros da comunidade possam ver, modificar e distribuir o projeto de acordo com suas necessidades. |
Acesse o post completo da aula aqui |
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
Aula 3 – Algoritmos |
Logo após a introdução do conceito de algoritmo, é interessante colocar um exemplo para que o aluno consiga ter uma compreensão maior. Utilizar uma linguagem facilitada e com tom de diálogo pode ser uma das formas de se aproximar do ouvinte e trazê-lo para a aula. |
Acesse o post completo da aula aqui |
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
Aula 4 – Contantes, variáveis e operadores |
Na última aula, foi visto o conceito de algoritmos, que são a base para estruturar a nossa comunicação com os computadores. Porém, diferentemente de nós, os computadores não entendem palavras, substantivos, verbos e frases. A única linguagem conhecida pelos computadores é a da matemática. Mas, calma, não será necessário entrar nos assuntos mais complexos da matemática ou ir à fundo em expressões e cálculos. A matemática que usaremos será básica, aquela mais voltada à lógica e operações básicas. |
Acesse o post completo da aula aqui |
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
Aula 5 – Introdução à lógica de programação: realizar a soma de dois números |
Na aula anterior, foi estudado sobre as variáveis e que elas são capazes de armazenar valores. A partir disso, é possível realizar operações matemáticas. Nessa aula, vamos ver um exemplo de como realizar a soma de 2 números e exibir o resultado para o usuário. |
Acesse o post completo da aula aqui |
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
Aula 6 – Comandos condicionais |
Até agora aprendemos a criar variáveis, atribuir valores a elas e fazer operações. Apenas com isso já é possível fazer diversos programas, como uma pequena calculadora, por exemplo. Entretanto, ainda não é possível fazer programas que tenham comandos condicionais. |
Acesse o post completo da aula aqui |
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |