O curso foi produzido pelo grupo Hello World e tem a intensão de ensinar a como criar jogos educativos, HQ’s e animações com as ferramentas do Scratch.
Aula 01 – Jogo de Geometria |
Objetivo: Promover o estudo das formas geométricas básicas por um meio lúdico e cativante para o público infantil em um jogo simples. Além disso, instiga os alunos a pensarem nos principais conceitos de programação para elaboração da atividade. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
2 min |
2 |
Configurar o cenário |
2 min |
3 |
Configurar os atores |
6 min |
4 |
Criação do código |
25 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Links úteis:
|
Aula 02 – Jogo de Divisão |
Objetivo: Incentivar o estudo dos conceitos matemáticos básicos de divisão, ensinados principalmente durante o ensino fundamental. Tanto na execução e desenvolvimento do jogo, os alunos são instigados a envolver a matemática com a programação e pensar de modo lógico. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
1 min |
2 |
Configurar o cenário |
1 min |
3 |
Configurar os atores |
3 min |
4 |
Criação do código |
20 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Links úteis:
|
Aula 03 – Jogo de Geografia |
Objetivo: Exercitar conceitos básicos de relevo na área de Geografia para alunos do ensino fundamental: juntando o conhecimento da disciplina e o conhecimento básico de programação pela plataforma Scratch. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
1 min |
2 |
Configurar o cenário |
1 min |
3 |
Configurar os atores |
4 min |
4 |
Criação do código |
22 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Pesquisas:
Links úteis:
|
Aula 04 – Jogo dos substantivos e adjetivos |
Objetivo: Exercitar conceitos de substantivos e adjetivos para alunos do ensino fundamental: juntando o conhecimento da disciplina e o conhecimento básico de programação pela plataforma Scratch. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
1 min |
2 |
Configurar o cenário |
1 min |
3 |
Configurar os atores |
7 min |
4 |
Criação do código |
28 min |
5 |
Adição de novas palavras utilizando o código criado |
5 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Pesquisas:
Links úteis:
|
Aula 05 – HQ Animada: Patinho Feio |
Objetivo: Promover a reflexão dos ensinamentos e morais tradicionais do conto aliado a animação com figuras e ambientes; colocar uma história tipicamente infantil para ser criada na plataforma Scratch. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
1 min |
2 |
Configurar o cenário |
2 min |
3 |
Configurar os atores |
20 min |
4 |
Explicação da lógica geral do projeto |
5 min |
5 |
Criação do código das cenas |
1:15 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Pesquisas:
Links úteis:
Imagens obtidas originalmente:
|
Aula 06 – Animação: A cigarra e a Formiga |
Objetivo: Promover a reflexão dos ensinamentos e morais tradicionais do conto aliado a animação com figuras e ambientes; colocar uma história tipicamente infantil para ser criada na plataforma Scratch. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
2 min |
2 |
Configurar o cenário |
1 min |
3 |
Configurar os atores |
2 min |
4 |
Criação do código |
38 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Pesquisas:
Links úteis:
Imagem obtida originalmente:
|
Aula 07 – Jogo da letra inicial |
Objetivo: Revisar a escrita e memória ao fazer o usuário pensar no objeto e como ele é escrito, assim, na sua letra inicial. Aliar esse ensino ao método de programação do Scratch em um jogo simples e interessante para o público alvo. |
Atividade |
Tempo estimado |
|
1 |
Apresentação da atividade |
1 min |
2 |
Configurar o cenário |
1 min |
3 |
Configurar os atores |
15 min |
4 |
Criação do código |
25 min |
Acesse o post completo da aula aqui |
||
Link do vídeo do Youtube do canal ACT UNICAMP: |
||
CRÉDITOS: Grupo “Hello World” Autores: Gabriel Tavares Vastella, Guilherme Bonadio de Lima, João Victor Dourado Barbosa, Pedro Igor Marques Links úteis:
|