Informações sobre as Oficinas:
Local: LP03
Horário: 15h – 17h
Nome da oficina: Como se divertir com IoT
Público: professores e estudantes
Duração: 1h15min a 1h30min
Um resumo do que vão aprender: Vamos conversar um pouco sobre IoT (Internet das coisas), como funciona, quais as possibilidades e principalmente como tornar o ensino de IoT algo diferente e divertido.
Local: LP03
Horário: 17h – 18h
Nome da oficina: Scratch: Programação com Crianças
Público: Crianças, jovens e adolescentes
Duração: 1h
Um resumo do que vão aprender: Será oferecida uma definição básica do que é Scratch, e de conceitos básicos de programação através da criação de animações.
Local: LP01
Horário: 14 – 16
Nome da oficina: Scratch avançado – desenvolvendo jogos
Público: professores e estudantes
Duração: 1h30min
Um resumo do que vão aprender: Conhecer vários comandos avançados dos blocos de programação do Scratch, enquanto desenvolvem jogos
Local: LP01
Horário: 16h – 18h
Nome da oficina: Era uma Vez
Público: crianças jovens e adolescentes
Duração: 1h30min
Um resumo do que vão aprender: Uso da ferramenta Scratch para prática de programão com crianças de 10 a 13 anos de idade. A conteúdo da oficina é feito a partir de uma temática infantil o conto da Chapeuzinho Vermelho, e o trabalho da arte gráfica é original do projeto “Era uma Vez…
Local: PC18
Horário: 10h– 12h
Nome da oficina: Lego Mindstorm
Público: crianças jovens e adolescentes
Duração: 1h30min
Um resumo do que vão aprender: Criar robôs simples, passíveis de executar funções básicas pré-programadas em um computador, através de softwares específicos, permitindo a interação da estrutura construída com o ambiente criado. A proposta desta oficina é estimular o raciocínio logico de crianças e adolescentes de uma forma divertida e educativa.
Local: PC18
Horário: 14h – 16h
Nome da oficina: Makey Makey – Criatibits
Público: crianças jovens e adolescentes
Duração: 1h30min
Um resumo do que vão aprender: Serão propostas atividades livres para aprendizagem de computação e tecnologia por meio da criatividade. As crianças interagem com materiais que já fazem parte de seu cotidiano, como massinha, tinta e lápis, para dar vida às suas ideias por meio da tecnologia.
Local: PC18
Horário: 16h – 17h
Nome da Palestra: Neuro-robótica [interface cérebro-máquina, exoesquelestos, próteses etc.): tecnologias atuais e perspectivas futuras.
Público: Livre
Duração: 1h
Apresentação do palestrante: Sou mestre e doutor em Física pela UNESP (Faculdade de Ciências de Bauru), tendo realizado doutorado sanduíche na Université Paris 8 (Saints Dennis /Paris Sorbonne). Atualmente sou docente em cursos de Engenharia do Unisalesiano de Araçatuba (Bioprocessos, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica). Realizo e oriento pesquisas com ênfase em Automação Industrial, focando em Robótica Assista, que inclui tecnologias voltadas para auxiliar as pessoas com necessidades especiais (deficiência visual, fisica, auditiva, cognitiva etc.). Isto inclui o estudo e desenvolvimento de projetos como próteses e equipamentos para reabilitação de membros superiores e inferiores, uso de interface cérebro- máquina, exoesqueleto para membros superiores e inferiores, etc.