Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

Gestão de Projetos – Frameworks


Framework de gestão de projetos

    1. Gestão de projetos (PM – Project Management):
      1. Aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para as atividades do projeto de forma a atingir os requisitos do projeto.
      2. Deve ser desenvolvido através da aplicação dos processos:1                             2
      3. Áreas de conhecimento e processos de gestão: 3
    2. Profissional de gestão de projetos (PMP – Project Management Professional):
      1. Gestor de projetos (project manager) é profissional cuja responsabilidade é atingir os objetivos do projeto.
        1. Também conhecido como gerente de projetos.
        2. Cargo hierárquico não determinante.
      2. “O time de gestão do projeto é responsável por determinar o que é apropriado para um dado projeto”.
      3. Certificação “Project Management Professional”
        1. Código de conduta profissional
      4. Mais de 240.000 profissionais ao redor do mundo.
      5. Precisa entender e conhecer:
        1. PMBOK
        2. Área de aplicação, padrões (consenso) e regulações (governos):
          1. Áreas com conhecimentos específicos, como desenvolvimento de sistemas, aprovação legal de remédio ou compra pública
        3. Entendimento do ambiente do projeto:
          1. Ambiente cultural e social: cultura organizacional.
          2. Ambiente internacional e político: fusos horários, regras legais, necessidade de encontros presenciais
        4. Técnicas e conhecimentos gerais de gestão
          1. Finanças, contabilidade, compras, vendas, logística, estrutura organizacional, TI
        5. Habilidade interpessoal
          1. Comunicação efetiva, influência na organização, liderança, motivação, negociação e gerenciamento de conflitos, resolução de problemas
    3. CAPM
      1. Novo padrão de certificação do PMI
      2. Menos exigente em carga de experiência com projetos
    4. Escritório de gestão de projetos (PMO – Project Management Office)
      1. “Unidade organizacional para centralizar e coordenar o gerenciamento de projetos”.
      2. Projetos não necessariamente relacionados.
      3. Foca no planejamento, priorização e execução de projetos.
    5. Ciclo de vida do projeto: Início
      1. Projeto priorizado entre outros
        1. Necessidade
        2. Demanda de recursos
      2. Análise de factibilidade
      3. Plano preliminar
        1. Aprovação para início do projeto
      4. Projeto separado ou Início informal do projeto
        1. Custo e prazo limitados
    6. Ciclo de vida do projeto: Fases
      1. Conjunto de fases
        1. Usualmente seqüênciais
        2. Provêem mais facilidade para gestão
        3. Não se resume aos processos de gestão de projeto
        4. Pode incluir formulários padrões, fluxogramas e checklists
        5. Um ou mais ciclos padronizados par a uma organização
          OU
        6. Definido o mais apropriado pelo PM
      2. Entregáveis (deliverables)
        1. Mensurável
        2. Verificável
      3. Fase
        1. Início deve ser formalmente documentado
        2. Mapear interligação às atividades rotineiras
        3. Quais atividades técnicas devem ser feitas
        4. Envolvidos
        5. Deliverables necessários e gerados
        6. Como controlar e aprovar
          1. Término associado à validação dos deliverables
          2. Chamado de phase exits, phase gates ou kill points
    7. Ciclo de vida do projeto: Transição entre Fases
      1. Transição entre Fases
        1. Deliverables
          1. Revistos e aprovados
        2. Fase seguinte pode começar antes (fast tracking)
          1. Analisar riscos
        3. Fase terminada pode cancelar fases seguintes ou cancelar projetos
          1. Analisar riscos
          2. Questões técnicas 4
      2. Custos e recursos necessários  5
      3. Riscos                   6
      4. Influência dos stakeholders 7
      5. Custos mudanças e alterações 8
    8. Ciclo de vida do projeto: Término
      1. Identifica ações para transferir resultados para operações
    9. Ciclo de vida do projeto X Ciclo de vida do produto
      1. Ciclo de vida de projeto ≠ Ciclo de vida do produto
        1. Projeto
          1. Objetivo único, com prazos definidos
        2. Produto
          1. Mais amplo, pode conter vários projetos 9
    10. Stakeholders (envolvidos): O que são?
      1. Indivíduos ou organizações.
      2. Envolvidos ativamente no projeto.
        OU
      3. Interesses no projeto ou no resultado.
        1. Positivos ou negativos.
      4. Influenciam resultados.
      5. Autoridade e responsabilidade podem mudar no ciclo de vida.
    11. Stakeholders: Exemplos
      1. Podem ser internos ou externos.
      2. Sponsor: provê apoio político e financeiro.
      3. Gestor do projeto, time de gestão e PMO.
      4. Cliente.
      5. Usuário.
      6. Organização desenvolvedora do projeto.
      7. Membros do time e suas famílias.
      8. Governo.
      9. Mídia.
      10. Sociedade civil.
      11. Influenciadores: não diretamente envolvidos, mas posição nas organizações (desenvolvedora ou cliente) pode levar ao sucesso ou fracasso do projeto.
    12. Stakeholders: Ações associadas
      1. Identificar quem são, objetivos e expectativas
        1. Gerenciá-los para garantir sucesso do projeto.
        2. Interesses podem ser conflitantes.
    13. Influências organizacionais: Cultura
      1. Valores, normas, crenças e expectativas
      2. Políticas e procedimentos
      3. Autoridade
      4. Ética
      5. Influências
        1. Formas não usuais ou projetos de alto risco
          1. Organizações empreendedoras ou agressivas
        2. Estilo do gestor do projeto e da organização
          1. Participativo ou autoritário
    14. Influências organizacionais: Estrutura funcional 10
    15. Influências organizacionais: Matriz Fraca 11
    16. Influências organizacionais: Matriz Balanceada 12
    17. Influências organizacionais: Matriz Forte 13
    18. Influências organizacionais: Estrutura projetizada 14
    19. Influências organizacionais: Comparação entre estruturas 15
    20. Influências organizacionais: Estruturas compostas
      1. Tipos de estrutura diferentes dependendo da área
    21. Influências organizacionais: PMO
      1. Para qualquer tipo de estrutura
      2. Quanto mais a direita na tabela anterior, mais adequado
      3. Pode ser padronizador dos processosOU
      4. Ter na sua estrutura todos os gestores de projeto
    22.  Influências organizacionais: Sistemas organizacionais
      1. Organizações baseadas em projetos
        1. Operações consistem em projetos
        2. Sistema de gestão adaptado à projetos
      2. Organizações não baseadas em projetos
        1. Falta de apoio nos sistemas da empresa
      3. Gestor do projeto deve avaliar impacto dessa característica
    23. Influências organizacionais: Sistemas de gestão de projeto
      1. Conjunto de ferramentas, técnicas, metodologias, recursos e procedimentos
        1. Processos consolidados e combinados
        2. Se ajusta às necessidades do projeto em específico
        3. Gerenciado pelo PMO (quando houver)
      2. Apóiam gestor na condução de projetos
      3. Plano de gestão de projeto
      4. Indica como o projeto irá usar os sistemas de gestão

Página anterior: Introdução Geral

Próxima página: Padrão de gestão de projetos