Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

Gestão de Projetos – Padrão Gestão de Projetos


Padrão de gestão de projeto

    1. Gestão de projetos (PM – Project Management)
      1. Os conhecimentos, habilidades e processos descritos não devem ser sempre aplicados de forma uniforme em todos os projetos. O gestor de projetos, em consonância com o time, é sempre o responsável por determinar quais processos são apropriados, e o apropriado grau de rigor para cada processo, para um dado projeto -> processo de adequação (tailoring)
      2. Processo
        1. Conjunto de ações e atividades interrelacionadas que são desenvolvidas para se obter um conjunto pré- especificado de produtos, resultados ou serviços.
        2. Atividades discretas com interfaces bem definidas.
        3. Os processos associados aos projetos são :
          1. Grupos de processos comuns:
            1. Interagem com o escopo, custo, planejamento do projeto.
            2. Independem das áreas de aplicação.
          2. Processos orientados aos produtos:
            1. Normalmente definidos no ciclo de vida do projeto.
            2. Variam de acordo com a área de aplicação.
      3. Grupos de processos comuns 16
        1. Início: define e autoriza o projeto ou uma fase dele.
        2. Planejamento: define e refina os objetivos e planeja o curso da ação e o escopo.
        3. Execução: integra pessoas e outros recursos para seguir o plano.
        4. Monitoramento e controle: mede e monitora o progresso regularmente, identificando variâncias e tomando ações corretivas.
        5. Encerramento: formaliza a aceitação do produto/serviço/resultado e organiza o término do projeto, incluindo a identificação de lições aprendidas.
      4. Grupos de processos comuns: Interação 17
      5. Grupos de processos comuns: Interações externas 18
    2. Gestão de projetos
      1. Para um projeto ter sucesso:
        1. Selecionar os processos apropriados entre os sugeridos na lista de grupos de processos de gestão de projetos.
          1. Dependem da complexidade, risco, tamanho, prazo, experiência do time, disponibilidade de recursos, conhecimento do assunto, maturidade do grupo de gestão, indústria e área de aplicação.
        2. Adequar as especificações dos produtos e os planos aos requisitos do projeto e do produto.
        3. Atender às expectativas, desejos e necessidades dos stakeholders, incluindo sponsor e clientes.
        4. Balancear escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e riscos.
    3. Gestão de projetos: Processo
      1. É uma atividade de integração.
      2. Os processos devem estar alinhados.
        1. Alguns podem ser iterativos.
        2. Interagem entre si.
        3. Mudança em um pode influenciar outros.
        4. Diferentes processos por projeto e por empresa.

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