No workshop “Estratégias Transformadoras e Inovação na Educação” do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) temos a proposta de unir educadores, gestores e especialistas no campo da educação para explorar e discutir abordagens inovadoras e práticas transformadoras que impulsionam a educação para o futuro. Serão compartilhadas e discutidas estratégias eficazes para aprimorar a aprendizagem, envolver os alunos, utilizar recursos tecnológicos de maneira significativa e promover a criatividade e a colaboração nas salas de aula, tanto online como presencial. Os participantes terão a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências e desenvolver um conjunto de habilidades atualizadas e relevantes para enfrentar os desafios da educação contemporânea.
Lembrando que a chamada para artigos está aberta!
Os artigos podem ser submetidos nas seguintes trilhas:
-
Artigos Resumidos: Entre 2 e 4 páginas, incluindo as referências, os artigos resumidos apresentam ideias, propostas, argumentos, pesquisas em andamento ou posicionamentos (position paper). Submeter via JEMS.
-
Artigos Completos: Com até 10 páginas, incluindo as referências, os artigos completos apresentam relatos de pesquisas teóricas, podendo incluir sua validação através de aplicação prática dos conceitos por meio de estudos ou intervenções. As pesquisas podem apresentar resultados parciais ou conclusivos sobre as hipóteses testadas. Submeter via JEMS
-
Relatos de Experiência: Com até 10 páginas, incluindo as referências, os relatos de experiência devem descrever cuidadosamente o desenvolvimento e o uso de uma abordagem ou ferramenta educacional, o contexto de seu uso, incluindo os dados formativos coletados, e fornecer uma rica reflexão sobre o que funcionou ou não e por quê. As contribuições devem ser motivadas por literatura anterior e devem destacar a novidade da experiência ou ferramenta apresentada. Os artigos dos Relatos de Experiência diferem dos Artigos Completos enquanto focam suas contribuições nos experimentos realizados e sua reprodutabilidade, permitindo a adoção por outros pesquisadores e profissionais. Submeter via JEMS
Para saber mais informações acesse o site da CBIE de 2023