Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

LEGO MINDSTORMS


Dinâmica e Apoio Escolar utilizando a ferramenta LEGO Mindstorms

Iniciação ciêntífica
Danilo André de Oliveira
Dinâmica e Apoio Escolar utilizando a ferramenta LEGO Mindstorms

Início: 2015

Orientador: Prof. Dr. Marcos Augusto Francisco Borges

Resumo: A educação e vida escolar são fases muito importantes para a vida em sociedade, pois a utilização do conhecimento e técnicas adquiridos nesse período é o principal fator a proporcionar qualidade de vida. Entretanto, muitas vezes, enquanto estudantes, nos deparamos com problemas e situações que nos intrigam e geram dúvidas, pelo simples fato de sua existência ser de difícil abstração e não se encaixar no conceito de realidade previamente estabelecido. Para que as dúvidas sejam resolvidas e a atenção dos alunos não se esvaneça, os professores utilizam de técnicas que possibilitem essa abstração, prendendo assim o interesse de seus estudantes e facilitando o entendimento dos problemas. Uma dessas técnicas é a dinâmica, que pode se dar de diferentes modos e proporcionar o aprendizado aliado à diversão, edificando a ponte que facilita a abstração dos problemas antes enfrentados. Atualmente o ensino da matemática nas escolas brasileiras passa por uma série de transformações. “Novos paradigmas e formas de se trabalhar conceitos matemáticos estão cada vez mais em evidência, tudo isso para alterar o cenário atual onde a matemática é o grande problema da rede de ensino brasileiro, apresentando 62% em um índice de dificuldades e aprendizado insatisfatório envolvendo todas as disciplinas da grade do Ensino Fundamental”. (MACHADO, 2010, p. 2) Este projeto tem como objetivo o estudo de dinâmicas educativas que possam facilitar o aprendizado de crianças e jovens em sua vida escolar, utilizando a plataforma LEGO Mindstorms NXT, robôs montáveis que executam tarefas pré-programadas. A pesquisa busca analisar se ensinando de um jeito diferente será possível alcançar melhores resultados. O objetivo é apoiar que a matemática seja vista pelos alunos como um veículo que favorece o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva e de sua imaginação.

Acesso ao relatório final da IC