Em nosso segundo dia no Media Lab, começamos com mais uma reunião sobre nosso projeto. A discussão foi sobre quem seriam as pessoas mais influentes no contexto da aprendizagem dentro da escola. Após uma dinâmica, com o time do LIAG e os membros do Media Lab, foi definido que o educador é o centro o público-alvo para as ações que buscam disseminar a Aprendizagem Criativa no Brasil.

Após o almoço fomos fazer um tour em 3 espaços interessantes que promovem a Aprendizagem Criativa na região de Cambridge (cidade onde se localiza o Media Lab). A primeira visita foi na escola-conceito NuVu (lê-se “NewView”), onde o principal objetivo é prover um espaço de criação alunos das escolas da região, para promover práticas Maker no contraturno da escola desses alunos. É um espaço  com uma excelente infraestrutura, com uma boa variedade de cursos, como eletrônica, computação, marcenaria e até mesmo moda.

Depois partimos para um dos lugares mais dinâmicos e “out of the box” que tivemos o privilégio de conhecer. No Parts and Crafts o espaço é muito mais caótico do que qualquer espaço Maker ou colaborativo que já tínhamos visto. Lá recebem famílias (principalmente crianças) de baixa renda da região. Mas no meio daquele caos, conhecemos educadores com o famoso “brilho nos olhos”. Pessoas que fazem aquilo com muito dedicação e amor. Visitem a página do projeto para conhecer mais sobre esses projetos inspiradores.

Por último visitamos um espaço gigante! O Artisan’s Asylum é um local de compartilhamento de espaços e equipamentos entre profissionais autônomos ou para qualquer um que queira se associar e colocar as mãos na massa. Lá você pode pagar para usar a oficina de bicicleta, ou para usar uma cortadora a laser, ou usar softwares de modelagem 3D, por exemplo. Também é possível manter pequenos ateliês individuais, onde cada artesão pode manter suas obras, trabalhos e ferramentas. Além disso há cursos dado por profissionais especialistas em ferramentas e áreas específicas. Sonho de qualquer maker!

Veja mais em: Blog LIAG no MIT