Entrevista com Roberta Mayumi Matsunaga que possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e atualmente é aluna de mestrado da Faculdade de Tecnologia da Unicamp. E que trabalha no projeto Hemofilia do Liag.

– O que é o projeto hemofilia?

É um projeto de desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar a educação de crianças portadoras de hemofilia em relação a doença.

-Quais foram suas maiores dificuldades com o projeto?

Foi passar pelo comitê de ética e escolher a plataforma de desenvolvimento.

-Como você conheceu o projeto?

Eu fui conversar com o professor marcos, onde eu conheci o Liag e o projeto do pessoal do hemocentro.

-Quais eram suas expectativas para o projeto hemofilia?

Eram boas, ia ser um projeto interessante que interligaria as áreas de educação, computação e saúde, onde acrescentaria muito para o meu conhecimento.

-Quais foram os eventos que o projeto foi exibido?

O primeiro foi Congresso Músculo-Esquelético da Federação Mundial de Hemofilia 2011, que foi a Márcia Aparecida do hemocentro que apresentou o projeto.
O segundo foi o congresso mundial de hemofilia em paris que também foi a Márcia.
O terceiro e quarto foi em Portugal na multi-conferência relacionada à computação em que eu que representei o projeto e que tive dois artigos aceitos.
Depois o Renan Rossi participou que foi o Desafie da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) em Curitiba.
E agora teve um artigo que foi aceito em que o Professor Marcos Borges irá representar o projeto no Rio de Janeiro.

-Como está indo o projeto atualmente?

Está indo bem, foi realizada uma dinâmica com as crianças onde elas jogaram o jogo e elas gostaram bastante.

-Qual são as suas expectativas para o projeto no futuro?

Terminar o jogo, e realizar mais dinâmicas com as crianças para entregar o jogo pronto em julho do ano que vem

-Algum conselho para quem quer iniciar algum projeto de iniciação?

Estudar bastante sobre o tema para realizar um bom projeto.

Está foi a entrevista com a Roberta Matsunaga uma das grandes colaboradoras do Liag com o seu projeto Hemofilia.