O ano de 2012 foi de grande sucesso para o LIAG, em especial para o torneio Robocode, que se transformou em LIGA, e expandiu seus horizontes para além do Campus de Limeira, e contou também com a participação de alunos do Instituto de Computação. A marca de um grande sucesso é o reconhecimento! Só se torna um vencedor aquele que consegue ser usado como referência pelos demais, e esta aí um indício do crescimento de nosso laboratório!

Em meados de agosto do ano de 2012, o Prof. Laurence Amaral, da Faculdade de Computação da UFU em Patos de Minas-MG, estava coordenando dois projetos de pesquisa relacionados ao Robocode, e para corroborar com a pesquisa, pediu ajuda ao LIAG, e sua LIGA Robocode!

Para passar um pouco da experiência desse grande torneio, tal como no desenvolvimento de robôs e estratégias, foi enviado pelo LIAG, um de seus ex-bolsistas mais proeminentes: o ex-aluno Diogo Bispo!

O objetivo era dar uma palestra sobre o assunto, e ocorreu numa escola estadual da região, contando com grande motivação e animação por parte dos alunos presentes. Segundo o professor Laurence, os alunos já tiveram treinamento de Robocode há algum tempo, e a finalidade da palestra, em conjunto com o curso anterior e futuras ações, é criar uma cultura de competições do Robocode!

Seguem trechos do depoimento do Diogo:

“ […] A sala estava lotada, com aproximadamente 60 pessoas, grande parte de alunos da UFU, e o torneio foi realizado ontem. Pelo entusiasmo dos alunos, o torneio foi um sucesso[…] A palestra teve repercussão no site da Universidade [https://www.dirco.ufu.br/node/3204] e um ponto interessante é que em breve devem começar a trabalhar com Arduino e talvez com Lego Mindstorms”.

Diogo parece ter gostado muito da desenvoltura da galera da UFU, e até recomendou a participação deles na LIGA 2013! E, aproveitando sua estada em Minas Gerais, Diogo teve a oportunidade de visitar o Torneio Mineiro de Robótica, disputado por crianças de 13-14 anos, com seus robôs montados em Lego! Segue um trecho do depoimento do Diogo sobre o evento:

“[…]  No dia 15, antes de voltar, dei uma passadinha no Torneio Mineiro de Robótica, onde crianças de 13-14 anos estavam  expondo robôs de Lego. Gostei do pouco que vi, criançada animada, escolas do Brasil todo, incluindo muitas estaduais mineiras. Evento profissional, teve inclusive um treinamento com o pessoal da Lego dos avaliadores […] deu pra conhecer o Lampião, um robô feito por crianças de 13 anos, de Pernambuco, para interagir com idosos em um asilo. Ele movimenta braços e pernas, fala e tem um tablet na barriga, onde os idosos podem selecionar funções como ver o horário dos remédios ou ler notícias. Este projeto é de um colégio chamado Apoio, de Recife.”

Um parabéns ao Diogo por representar o LIAG tão bem em Minas Gerais, e contribuindo para expansão do trabalho do laboratório e difundindo nossa filosofia e compartilhando nossos conhecimentos!