Para participar dos eventos

É necessário fazer a inscrição para participar e ter certificado. Clique aqui e aproveite para conferir outras palestras.

Exibição de banners da pós:

Evento-pos-2

Evento-pos

Adriana apresentando banner

9 às 12hs, Laboratório de informática:

Título do Minicurso: Criação de Jogos com Scratch

Descrição:  Ensinar programação com Scratch através da criação de jogos: o que é o Scratch, comunidade Scratch, apresentação do ambiente, jogos de diferentes níveis de dificuldade ensinando os blocos de comandos na prática. Abaixo alguns jogos que serão desenvolvidos na oficina:

scratchoficina

Valéria Cristina Gomes Leal: Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Fundação Educacional de Votuporanga – UNIFEV , possui Pós Graduação (Lato Sensu) em Tecnologia da Informação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Pós Graduação (Lato Sensu) em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Paulista- UNIP. Atualmente trabalha como professora e coordenadora dos cursos de TI no ensino Técnico do CEPROCAMP – Centro Profissionalizante de Campinas. Tem 10 anos de experiência no ensino de informática no Ensino Infantil, Fundamental e Profissionalizante, experiência na área de Programação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Softwares, Programação, Webdesign e Informática na Educação

14 às 16hs, na sala PA05:

Título da Palestra: Lean Office, conceitos e aplicações – Aparecido Schmidt Simões (Grupo Engenho).

Descrição: Exposição sobre como os conceitos de Lean Manufacturing podem ser adaptados e aplicados a processos administrativos com ganhos bastante expressivos em produtividade. Será apresentado um case real com resultados práticos obtidos em um Centro de Serviços Compartilhados de uma grande empresa do setor industrial.

unnamedAPARECIDO SCHMIDT SIMÕES: Engenheiro Mecânico, Mestre em Gestão da Qualidade e Doutorando em Engenharia de Fabricação pela UNICAMP (aluno especial). MBA em Gestão Estratégica pela FGV & Ohio University e Especialista em Economia pela PUCCamp. Mais de 25 anos de experiência em grandes empresas. Executive Black Belt certificado por The Nielsen Company, Black Belt certificado pela API/USA, CQE & CQA/ASQ, ITIL Foundations Certified, Examinador PNQ 1996-2000. Professor convidado do curso de Extensão Six Sigma Green Belt da FEQ UNICAMP. Sócio-Fundador do Grupo Engenho.

16 às 18hs, na sala PA05:

Título da Palestra: Opções de carreira

Resumo: Nessa palestra são discutidas as várias opções de carreira que um aluno de graduação tem pela frente quando se forma e as características de cada uma.

Professor Marcos Borges – Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal, em 2009. Premiado como melhor trabalho de doutorado em informática na educação em 2004 e orientador de trabalhos selecionados como melhor iniciação científica na UNICAMP em 2010 e 2011.  Atualmente é sócio e consultor na Auctus Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., professor assistente e professor pleno no programa de pós-graduação na Faculdade de Tecnologia da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Na UNICAMP é coordenador do laboratório LIAG (laboratório de Informática, Aprendizagem e Gestão), coordenador-associado do NIED (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) e líder do grupo DAFE (Dinamização da Aprendizagem e Formação na Empresa). Na universidade, atua principalmente nos seguintes temas: informática na educação e Lean (production, IT e Startup). Na área de consultoria e gestão, trabalha com Gerenciamento de Projetos, planejamento estratégico e programas de melhoria de processos.

19 as 20:30hs, na sala PA05:

Título da Palestra: Scrum e o Desenvolvimento Ágil de Projetos em TI

Resumo da palestra: A palestra tem como objetivo ensinar os conceitos básicos das metodologias ágeis de gestão além de suas vantagens e desvantagens em relação aos métodos tradicionais; particularmente os papéis e fluxo de trabalho do Scrum serão detalhados e a metodologia como um todo será explicada, com foco nos aspectos práticos do processo de desenvolvimento. Serão apresentados ainda novas técnicas de desenvovimento da área de TI (como DevOps) e de outras áreas ( como o Lean) e  sua integração com o Scrum. Finalmente será feita uma breve apresentação das certificações e organizações ao redor do mundo que trabalham, divulgam e atualizam essas metodologias.

Mini CV:

Gabriel Coutinho Natucci tem bacharelado em Ciência de Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É formado Green Belt e Black Belt em Seis Sigma pela UNICAMP e possui certificação de Scrum Master (CSM®) pela instituição Scrum Alliance®.

Atualmente, cursa o mestrado em Engenharia de Sistemas na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação – FEEC/UNICAMP, é sócio da AUCTUS Qualidade e ​​Gestão​, ​instrutor dos cursos de extensão de Seis Sigma (Green e Black Belts)/Lean na Auctus e na UNICAMP​, atua como pesquisador em Inteligência Artificial na empresa Robert BOSCH e é fundador da empresa ATASKER.

Trabalhou na SOFIST, desenvolvendo novas áreas de negócio em qualidade de software com parceiros dos EUA e Canadá e atuou como voluntário do Project Management Institute (PMI®) onde ajudou a organizar o primeiro evento de gestão de projetos voltado ao setor automotivo do Brasil.

20:30 às 22:00hs, na sala PA04:

Título da Palestra: Inovação-Ambev – Crise ? Que Crise ? Sempre na mesa: Tecnologia e Cerveja

Resumo: Coloque a tecnologia na conversa de bar sem usar celular. Inovação, conectividade e novos negócios, muitas ideias surgiram na mesa de bar, chegou a hora de aprimorá-las.

Wagner Fabiano Perdigao – Paulista 35 Anos, formado em Contabilidade, Matemática e Engenharia de Sistemas. Trabalhou no ramo de Varejo e Finanças, ocupa hoje o cargo de Especialista de TI Inovacoes na Ambev S.A, desenvolvendo plataformas e projetos de IOT, Big Data, Learn Machine, Geladeiras Inteligentes, Sistemas Virtuais.

Possui certificações, Linux, Cisco e Microsoft.