Empresas criadas por ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são responsáveis por gerar 19,2 mil empregos e movimentar um faturamento anual da ordem de R$ 3 bilhões. Apesar da crise econômica, houve aumento de 16,18% nos postos de trabalho gerados por essas empresas, de 2014 para 2015.
Também cresceu, em 20,6%, a quantidade de empresas-filhas ativas no mercado, passando de 237, em 2014, para 286, em 2015.
O número, no entanto, pode ser maior. Por isso, a Unicamp iniciou uma força-tarefa para identificar quantos de seus ex-alunos tornaram-se empreendedores. A universidade quer avaliar o impacto que tem na economia regional e nacional e saber quantos de seus ex-alunos buscaram o caminho do empreendedorismo.
Segundo a Agência de Inovação Inova Unicamp, que vai comandar o levantamento, a universidade quer verificar que tipo de carreira seus ex-alunos escolheram, quem são os empreendedores, e de que curso são oriundos. A partir dessas informações, informou a agência, os esforços serão focados nas empresas-filhas identificadas, apurando número de empregos gerados, faturamento anual, onde estão localizadas, se possuem atuação internacional, entre outras informações.

Contatos

A agência, com o apoio da Diretoria Acadêmica (DAC), enviou 61 mil e-mails a ex-alunos na base de dados da DAC. Além disso, a pesquisa também está ocorrendo online, com um link disponível no site www.inova.unicamp.br .
Segundo a Inova, são consideradas empresas-filhas aquelas cujo sócio-fundador ou sócio atual são alunos ou ex-alunos, de graduação, mestrado ou doutorado da Unicamp; professores ou ex-professores; funcionários ou ex-funcionários; incubadas ou graduadas na Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp), ou empreendedores que tenham licenciado tecnologia da universidade e essa tecnologia seja parte fundamental da empresa.

O levantamento anterior apontou que mais de 37% das empresas possuem atuação fora do País, com escritórios no Exterior e atividades de exportação. A maior parte delas, 93,6%, estão localizadas no Estado de São Paulo, com Campinas concentrando a maior parte, 67,5%.
O levantamento divulgado no ano passado apontou que 52,3% dos sócios das empresas-filhas são ou foram alunos da graduação da universidade, 18,66% da pós-graduação, 3,08% docentes e o restante com outros tipos de vínculo com a universidade.

Em relação às unidades, 24,4% dos empreendedores vieram do IC (Instituto de Computação), 22,3% da FEEC (Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação), 9,5% da FEM (Faculdade de Engenharia Mecânica), 7,6% do IMECC (Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica) e 6,7% FEA (Faculdade de Engenharia de Alimentos).

Matéria reproduzida do Correio Popular.
Acessada: 11/04/2016