Titulo: “Tecnologia de Informação aplicada ao setor agropecuário: cases da Embrapa Informática Agropecuária e promoção do 1o Hackathon Embrapa ­ Edição Campinas”

Conteúdo: Serão apresentadas algumas aplicações e campos de estudo no âmbito das AgroTICs seguida de uma apresentação da estrutura de pesquisa da Embrapa Informática Agropecuária e tecnologias desenvolvidas. Na sequência será apresentado o desafio tecnológico proposto no 1o Hackathon Embrapa ­ Edição Campinas e as informações para inscrições. Espaço para perguntas no final.

Palestrantes: Debora Pignatari Drucker, Analista de Transferência ded Tecnologia na Embrapa Informática Agropecuária Graduada em Engenharia Florestal pela ESALQ/Universidade de São Paulo com mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA (2005) e doutorado em Ambiente e Sociedade pelo NEPAM ­ Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2012). Tem experiência nas áreas de Engenharia Florestal, Ecologia, Uso sustentável de Recursos Naturais e Gestão de Dados Científicos.

Jayme Garcia Arnal Barbedo, Pesquisador Embrapa Informática Agropecuária. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Trabalhou no CPqD de Campinas entre 2004 e 2005 durante os estudos para a definição do padrão brasileiro de TV Digital. Fez pós­doutorado na Universidade de Harvard em Cambridge, Massachusetts, EUA, entre 2006 e 2007. Atuou como pesquisador colaborador na Universidade Estadual de Campinas entre 2007 e 2008, trabalhando na área de separação de sinais de áudio e orientando dois alunos de mestrado. Entre 2008 e 2009, realizou pós­doutorado na Universidade de Victoria, Victoria, Canada. Atualmente, atua como pesquisador voluntário na FEEC/UNICAMP. Suas áreas de atuação mais relevantes são: avaliação objetiva de áudio e voz, TV digital, codificação de áudio, classificação de sinais de áudio, separação de fontes, processamento de imagens, entre outras