Para desenvolver a parte cognitiva de crianças e adolescentes uma das vias encontradas é com o uso de atividades simples com instruções básicas que podem ser aplicadas através do Pensamento Computacional, porém por conta da falta de material nas escolas, em diversos momentos se torna impossível a aplicabilidade dele (que faz uso da ciência da computação para desenvolver habilidades), esta é conhecida como plugado, por fazer uso de uma máquina.
Mesmo que o Pensamento Computacional seja o uso da ciência da computação, é possível praticar esses conceitos sem o uso de uma máquina, quando há a ausência da máquina o uso passa a ser conhecida como desplugado, a qual consiste em brincadeiras e atividades lúdicas que podem apresentar a resolução de problemas, apresentar os números binários, busca de dados, ordenação, entre outros. A aplicação desplugada muitas vezes acaba sendo um desafio para os educadores, porém podemos assimilar a atividades cotidianas que representem a ideia, muitos exemplos de atividades podem ser encontrados no site Code.org e Scratch (link abaixo) que podem ser utilizadas sem o uso de máquina, com pequenas alterações e criatividade, além dos já citados, outra ferramenta que pode ser utilizada é o jogo programamente
https://scratchbrasil.org.br/recurso/scratch-desplugado/
Jogo Programamente
Utilizando o Pensamento Computacional os alunos podem ter sensações e experiencias que os levem a um aprendizado da ciência da computação e ao mesmo tempo otimizar o currículo escolar. Para diferentes idades é aplicado atividades destintas, no link disponibilizado abaixo é possível ver exemplos aplicados a faixa etárias diferentes:
https://www.csunplugged.org/en/topics/