O Phet é uma plataforma educacional online que oferece simulações interativas e gratuitas para o ensino de ciências e matemática. O projeto foi criado pela Universidade do Colorado Boulder, especificamente pelo Grupo de Educação em Ciências da Física (PhET) em 2002.

O objetivo principal do PhET é melhorar a forma como as ciências são ensinadas e aprendidas, tornando os conceitos científicos mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes de todas as idades. As simulações interativas fornecidas pelo PhET permitem que os alunos explorem conceitos científicos complexos de uma maneira prática e envolvente.

As simulações são projetadas para serem intuitivas e fáceis de usar, e abrangem uma ampla variedade de tópicos, incluindo física, química, biologia, matemática e muito mais. Cada simulação apresenta cenários realistas e permite que os usuários interajam com variáveis e observem os resultados, o que ajuda a aprimorar a compreensão dos conceitos abordados.

O site é amplamente utilizado por educadores, alunos e entusiastas da ciência em todo o mundo. Ele oferece recursos em vários idiomas, tornando as simulações acessíveis a uma audiência global diversificada. Além disso, o PhET disponibiliza guias e materiais educacionais para professores, auxiliando-os no uso eficaz das simulações em sala de aula.

O projeto PhET tem sido reconhecido internacionalmente por sua contribuição para a educação em ciências e recebeu vários prêmios e reconhecimentos ao longo dos anos. O site continua sendo atualizado regularmente com novas simulações e melhorias para garantir que permaneça uma ferramenta valiosa e eficaz para o ensino e aprendizado das ciências.