TCC
Abaixo encontram-se algumas orientações e, no fim da página, pode-se acessar material completo.
A página encontra-se em construção e será atualizada assim que definido conteúdo final.
Modelo de dissertação (não é obrigatoriamente assim, em alguns casos talvez não caiba um ou outro capítulo, mas em geral é um bom padrão)
– Resumo/Abstract (dois ou três parágrafos que deem um resumo geral de todo o projeto
- Introdução: inclui contexto, motivação, hipóteses e perguntas a serem respondidas. E fecha
- Embasamento teórico: colocar aqui as definições dos pontos mais importantes do trabalho, maiores referências, etc.
- Estado da arte: apresente aqui outros exemplos de projetos que fazem coisas similares
- Materiais e métodos: descrever aqui tudo o que será usado no projeto e não foi desenvolvido por ele, como formas de fazer o design, plataformas de software, modelos de dinâmica, etc. SE tiver desenvolvimento, deve entrar conteúdo de engenharia de software
- Proposta: apresente aqui o que você criou no seu projeto, referenciando a teoria, o estado da arte (mostrando claramente o que o seu projeto tem de diferente) e os materiais e métodos anteriores (se algo não é usado por você, avalie se deve ser mantido nos outros capítulos)
- Aplicação da proposta: algum exemplo de aplicação do que foi proposto e resultados obtidos
- Conclusão: comece um parágrafo lembrando a introdução, contextualizando e dizendo as hipóteses. Depois diga o que você fez e resuma os resultados obtidos, concluindo se as hipóteses foram ou não validadas. Feche com trabalhos futuros (possíveis continuidades ao que foi feito)
Referências bibliográficas
Apêndices e anexos
Cronograma de referência
Primeiro semestre de TCC:
– Mês 1: definir tema, abrir arquivo da monografia (use desde o início as ferramentas de referência cruzada para numerar figuras e tabelas e o controle de referências do próprio editor), iniciar levantamento bibliográfico
– Mês 2: fechar introdução (com hipótese, perguntas, etc.) e discutir artigos levantados com orientador
– Mês 3: fechar primeira versão dos capítulos 2, 3 e 4 e repassar para validação do orientador (o embasamento teórico (referências bibliográficas usadas como base para o projeto), estado da arte (exemplo de outros cases parecidos na bibliografia) e materiais e métodos (ferramentas que serão usadas no projeto bem definidas) do trabalho de vocês escrito de forma acadêmica, já no formato padrão de TCC na Ft
– Mês 4: fechar trabalho até capítulo 4 já revisado por orientador
Segundo semestre de TCC:
– Mês 1 (março): discutir com orientador e iniciar escrita da proposta/implementação de parte prática
– Mês 2 (abril): fechar proposta/implementação de parte prática e enviar para orientador revisar
– Mês 3 (maio): fechar texto completo e enviar para orientador revisar até o dia 15. Valide com MUITA ATENÇÃO se texto está com formatação correta e padronizada em todo o seu corpo, se todas as referências citadas estão listadas ao final e se todas as referências listadas foram citadas. Também verifique se todas as figuras e tabelas são apresentadas no texto e estão numeradas e posicionadas corretamente. Na segunda quinzena teremos que fazer no mínimo dois ciclos de revisões por mim e correções por vocês.
– Mês 4: fechar revisões dos textos até a primeira semana e a apresentação na segunda semana, para apresentar na segunda quinzena