Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão

APOIO AO TCC


TCC

Abaixo encontram-se algumas orientações e, no fim da página, pode-se acessar material completo.

A página encontra-se em construção e será atualizada assim que definido conteúdo final.

Modelo de dissertação (não é obrigatoriamente assim, em alguns casos talvez não caiba um ou outro capítulo, mas em geral é um bom padrão).

Resumo/Abstract (dois ou três parágrafos que deem um resumo geral de todo o projeto:

1. Introdução: Inclui contexto, motivação, hipóteses e perguntas a serem respondidas. E fecha.
2. Embasamento teórico: Colocar aqui as definições dos pontos mais importantes do trabalho, maiores referências, etc.
3. Estado da arte: Apresente aqui outros exemplos de projetos que fazem coisas similares.
4. Materiais e métodos: Descrever aqui tudo o que será usado no projeto e não foi desenvolvido por ele, como formas de fazer o design, plataformas de software, modelos de dinâmica, etc. SE tiver desenvolvimento, deve entrar conteúdo de engenharia de software.
5. Proposta: Apresente aqui o que você criou no seu projeto, referenciando a teoria, o estado da arte (mostrando claramente o que o seu projeto tem de diferente) e os materiais e métodos anteriores (se algo não é usado por você, avalie se deve ser mantido nos outros capítulos).
6. Aplicação da proposta: Algum exemplo de aplicação do que foi proposto e resultados obtidos.
7. Conclusão: Comece um parágrafo lembrando a introdução, contextualizando e dizendo as hipóteses. Depois diga o que você fez e resuma os resultados obtidos, concluindo se as hipóteses foram ou não validadas. Feche com trabalhos futuros (possíveis continuidades ao que foi feito).

Referências bibliográficas

Apêndices e anexos


Cronograma de referência

Primeiro semestre de TCC:

– Mês 1: Definir tema, abrir arquivo da monografia (use desde o início as ferramentas de referência cruzada para numerar figuras e tabelas e o controle de referências do próprio editor), iniciar levantamento bibliográfico.

– Mês 2: Fechar introdução (com hipótese, perguntas, etc.) e discutir artigos levantados com orientador.

– Mês 3: Fechar primeira versão dos capítulos 2, 3 e 4 e repassar para validação do orientador (o embasamento teórico (referências bibliográficas usadas como base para o projeto), estado da arte (exemplo de outros cases parecidos na bibliografia) e materiais e métodos (ferramentas que serão usadas no projeto bem definidas) do trabalho de vocês escrito de forma acadêmica, já no formato padrão de TCC na Ft.

– Mês 4: Fechar trabalho até capítulo 4 já revisado por orientador.

Segundo semestre de TCC:

– Mês 1 (março): Discutir com orientador e iniciar escrita da proposta/implementação de parte prática.

– Mês 2 (abril): Fechar proposta/implementação de parte prática e enviar para orientador revisar.

– Mês 3 (maio): Fechar texto completo e enviar para orientador revisar até o dia 15. Valide com MUITA ATENÇÃO se texto está com formatação correta e padronizada em todo o seu corpo, se todas as referências citadas estão listadas ao final e se todas as referências listadas foram citadas. Também verifique se todas as figuras e tabelas são apresentadas no texto e estão numeradas e posicionadas corretamente. Na segunda quinzena teremos que fazer no mínimo dois ciclos de revisões por mim e correções por vocês.

– Mês 4: Fechar revisões dos textos até a primeira semana e a apresentação na segunda semana, para apresentar na segunda quinzena.